Edital: Chamada de trabalhos para compor a I COPECUNE

FONTEPor COPECUNE, enviado para o Portal Geledés
    1. APRESENTAÇÃO:

    A Mandume Coletivo Cultural, via concurso Formação e Pesquisa – LAB PE, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT-PE, aprovou a realização da I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras (I COPECUNE), que conta com a parceria institucional do Museu da Abolição (MAB – ibram) e curadoria do Mandume. 

    Com o tema: “PRODUÇÕES CULTURAIS, NEGRITUDE E MEMÓRIA” a realização da I COPECUNE pretende abordar o debate sobre a produção cultural da população afro-pernambucana, em especial, como essa vem experienciando e utilizando “novas” maneiras de pensar, criar e ressignificar seus processos, se utilizando de suas memórias afetivas, ancestrais, territoriais, corporais e outras. 

    Visando cumprir com todo regimento do edital financiador, a I COPECUNE acontecerá entre os dias 22 e 26 de fevereiro de 2021 e será totalmente virtual, transmitida a partir do canal do youtube do Museu da Abolição. O evento contará com mesas de debates e simpósios com eixos direcionados para submissão de projetos em diferentes formatos. 

    A I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras irá constituir um marco nos estudos étnicos-raciais em Pernambuco, reunindo pessoas negras – principalmente pernambucanas – para participar, discutir e deliberar sobre os rumos das produções culturais negras nas periferias, centros culturais e nos estudos acadêmicos em PE. 

    O evento pretende reivindicar maior dignidade e visibilidade das realidades e relações culturais muitas vezes desconsideradas na história oficial pernambucana e brasileira. Uma oportunidade de refletir sobre as produções de pessoas negras que criam movimentos de emancipação social a partir de multiplataformas e reivindicam à cultura negra como ciência necessária para perpetuar suas existências. Poderão participar do evento pessoas que queiram submeter trabalhos para os simpósios, havendo a necessidade de fazer inscrição prévia; e ouvintes, que podem fazer sua pré-inscrição via formulário eletrônico: https://forms.gle/X8c5UUbnTXzH1g7f6 

    A Revista COPECUNE fará uma compilação dos textos, artigos e links de material audiovisual e fotográfico, apresentados nos simpósios, deixando um registro memorável desse momento e destas produções. Com o intuito de principalmente reafirmar a produção cultural afro-pernambucana e compor a biblioteca digital do acervo do Museu da Abolição. 

    1. EIXOS TEMÁTICOS: 

    Observando a necessidade de compor os simpósios com eixos acessíveis e já experienciados pela população negra, a comissão organizadora optou por selecionar temas e formatos mais versáteis, levando em consideração o momento pandêmico em que vivemos e por se tratar de um evento totalmente online. 

    Os eixos escolhidos são: 

    EIXO 1: ARTES VISUAIS “Negritude nas Artes Visuais” 

    EIXO 2: AUDIOVISUAL “Frames da Realidade Negra” 

    EIXO 3: ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA POPULAÇÃO NEGRA “Estudos e Inventivos Negros” 

    1. SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 

    A I COPECUNE receberá trabalhos, em diferentes formatos, que irão compor os três simpósios temáticos da conferência e posteriormente serão publicados na revista eletrônica do evento. A comissão avaliadora, selecionada pela organização do evento, irá deliberar 10 trabalhos para compor cada eixo temático, aprovados previamente a partir de resumos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 08/01/2021 e 22/01/2021, exclusivamente via formulário eletrônico: https://forms.gle/fjA1Vc58B5zpQqMk8 

    Os trabalhos aprovados devem ser enviados, devidamente completos, até o dia 19/02/2021, seguindo todas as normativas dispostas nesta chamada e o cronograma estipulado pela comissão do evento. 

    3.1 PÚBLICO ALVO: 

    Pessoas negras que sejam acadêmicas, produtoras culturais, fotógrafas, curadoras, produtoras audiovisuais, artistas independentes e membras de coletivos culturais. 

    3.2 FORMATOS: 

    Os formatos de trabalhos para compor os simpósios são: 

    – Relatos de experiência (5 a 10 páginas); 

    – Artigos (até 10 páginas com referência); 

    – Fotografias (5 fotografias + relato de experiência); 

    – Produções audiovisuais (link do trailer de até 10min + relato de experiência). 

    Cada participante só poderá submeter apenas um trabalho, se atentando ao eixo temático e as normativas para submissão, podendo ser submetidas produções individuais e coletivas de até 4 autores principais. 

    Serão aceitas produções preferencialmente de pessoas negras e relacionadas à temática do evento. Todos os trabalhos precisam ter sido produzidos a partir de dezembro de 2018, sem necessariamente terem sido publicados em eventos ou revistas. 

    3.3 CRONOGRAMA:

    08/01/2021 a 22/01/2021  Submissão de resumos para compor os simpósios.
    23/01/2021 a 01/02/2021  Análise dos resumos
    02/02/2021  Resultado final
    12/02/2021 a 17/02/2021  Delimitação de apresentações
    02/02/2021 a 19/02/2021  Envio dos trabalhos completos
    21/02/2021  Validação dos trabalhos
    22/02/2021 a 26/02/2021  COPECUNE

    3.4 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS 

    O resumo é obrigatório para qualquer categoria e qualquer formato, sendo um relato da sua produção, dos seus métodos e suas inspirações. Este instrumento serve para aprovação prévia da comissão avaliadora, sendo assim a versão inicial da proposta, não excluindo a necessidade do envio da produção completa. 

    Todos os resumos devem conter entre 300 e 600 caracteres e seguir o formato do template da I COPECUNE, de acordo com as seguintes especificações: 

    • Espaçamento simples entre linhas. 
    • Margens 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (inferior e direita) 
    • Tipo da fonte: Times New Roman. 
    • Tamanho da fonte: 12. Inserir Título (centralizado). 
    • Após o título, inserir o nome do eixo escolhido. 
    • Inserir nomes das/os autoras/es e da(o) professora(or) orientadora(or) (se houver). ● Inserir texto do resumo, em parágrafo único. 
    • Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, com suas iniciais em letra maiúscula e separadas com ponto e vírgula. 
    • Deve ser nomeado da seguinte forma: “nome e sobrenome_I COPECUNE” 

    O template do resumo pode ser baixado por esse link: 

    https://drive.google.com/file/d/1JGFt0Z-qTGpyfmHPOwtyeeV2PbqlCAs3/view?usp=sh aring

    3.5 APRESENTAÇÃO DOS SIMPÓSIOS: 

    Os simpósios serão apresentados em dias específicos de cada eixo, de forma online, como definido pela comissão organizadora. Os trabalhos selecionados irão receber por e-mail as informações necessárias para a apresentação. Segue a tabela informativa sobre os dias e horários de apresentação dos simpósios:

    23/02/2021  Simpósio 01- Artes Visuais  14h às 17h30
    24/02/2021  Simpósio 02 – Audiovisual  14h às 17h30
    25/02/2021  Simpósio 03 – Estudos 

    Históricos e Culturais da 

    População Negra

    14h às 17h30

    Dúvidas podem ser enviadas para o email: copecune@gmail.com 

    Por meio deste instrumento anunciamos o lançamento oficial da 

    I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras 

    (I COPECUNE) 

    Mandume Coletivo Cultural

-+=
Sair da versão mobile