Editora da Uerj lança livro sobre o movimento de rock/metal em Angola

FONTEPor Zander da Silva Lima, enviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 30 de março, às 17h, a Editora da UERJ lança “We do rock too: formas de criatividade do movimento do rock angolano”. Na ocasião, haverá um debate com a autora da obra, a pesquisadora Melina dos Santos, com a professora Cíntia SanMartin (Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ) e o professor Washington Nascimento (Programa de Pós-graduação em História da UERJ). A Livraria da EdUERJ fica no Campus Maracanã da UERJ, no hall do térreo.

“We do rock too” analisa o panorama atual e as raízes históricas e culturais do movimento roqueiro de Angola. Os rockers angolanos demonstram como o consumo de metal/rock aponta uma forma de expressão da identidade e da angolanidade.

Em sua pesquisa, Melina dos Santos realizou 22 entrevistas com integrantes das bandas (em atividade ou não) e acompanhou a sessão de gravações do primeiro álbum da banda Dor Fantasma, em Luanda; além de manter contato com produtores e outros profissionais vinculados ao panorama roqueiro angolano.

Além de uma viagem pela cultura rock/metal de Angola, “We do rock too” estimula um questionamento sobre o que constitui verdadeiramente uma cultura rock, criando assim um antídoto à imposição de modelos americanos ou eurocêntricos de cultura roqueira.

A publicação da EdUERJ traz ainda um QR Code que dá acesso a uma playlist do Youtube selecionada pela autora com bandas e artistas citados no livro.

-+=
Sair da versão mobile