Educação Diversidade Igualdade: num tempo de encanto pelas diferenças

Foto: Getty Images

RESUMO

O texto tecido com causos, músicas, fragmentos de textos teóricos, contos… é um convite a reflexão acerca da diferença transitando no terreno da Igualdade e Diversidade da nossa condição humana.Tem, assim, como um dos objetivos apresentar diversos modos de expressão do humano como afirmação que nem a ciência, nem a racionalidade são os únicos, verdadeiros e mais importantes caminhos de compreensão e apresentação/explicação do mundo

Por Azoilda Loretto da Trindade, do Unesp

Foto: Getty Images

Ao escrever este texto, lembrei-me de um dito popular que diz: Passarinho que está em muda não canta. Talvez eu devesse ficar quieta, mas, resolvi compartilhar algumas inquietações acerca do eixo “EDUCAÇÃO-DIVERSIDADE-IGUALDADE num tempo em que me encanto pelas Diferenças”.

Certamente, minhas inquietações são marcadas pela minha história de vida, pelo que meus sentidos captam do/no cotidiano, nos encontros ainda que desencontrados que tenho pela vida. Sabe aquela sensação de levar desaforo pra casa? Pois é isso, as minhas inquietações são resultados não só dos desaforos, mas das marcas que os encontros deixaram e deixam em mim do/no trabalho, dos/nos estudos, da/na rua, das amizades, das desavenças… Esse encantamento, deslumbre, afetação com o mundo produz inquietações, reflexões, produções, caminhos, trajetos, percursos, trajetórias de destino ignorado, inscrições na minha existência. Por isso, resolvi compartilhar humildemente estas frágeis reflexões. Humildade, não no sentido subalterno ou minimizado do que compartilho, mas de compartilhar não apenas o lado racional, mas também as coisas marcadas por uma visceralidade. Compartilho meus redemoinhos mentais e espero que eles encontrem os seus e que também, nesta direção, tenhamos a disponibilidade de trajetórias reflexivas de destino ignorado.

Leia o PDF completo :

Educação-Diversidade-Igualdade: num tempo de encanto pelas diferenças

 

-+=
Sair da versão mobile