Reitoria da UFMT afasta professor por ato de racismo e de homofobia

Segundo denúncia, professor Marsel empregava ofensas a gays, negros e religiosos

O professor do curso de Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, Marsel de Carvalho Pereira, foi afastado do cargo por 90 dias, sem direito a remuneração, após supostamente cometer atos racistas e homofóbicos contra alunos da instituição.

por Anderson Hentges no RD News

Foto: Reprodução/ RD News

A reitora Myrian Thereza de Moura Serra decidiu pelo afastamento “pela infração funcional e a inobservância dos deveres funcionais”, por ter infringido a conduta e a moralidade, no entanto, cabe recurso. A publicação está no Diário Oficial datado de 10 de julho.

O caso foi denunciado por uma acadêmica em maio do ano passado, na qual alegou que o professor aplicava em seus métodos de ensino, ofensas contra gays, negros e também religiosos.

Duas denúncias foram protocoladas pela estudante, sendo uma na própria instituição, que instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta do professor, e agora decidiu pelo afastamento, e uma no Ministério Público Federal (MPF), que instaurou um inquérito para apurar o caso.

Na época Marsel disse que não havia cometido nenhum ato de racismo e que junto com o advogado aguardava a materialização do caso na Justiça. O RD News tentou contato com o professor, mas ele não atendeu às ligações.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=