Eliane Dias conta sobre o fã secreto que há anos envia livros sobre cor e raça negra para os Racionais MC’s

FONTEPor Beatriz Moura, do Vice
Foto: Imagem retirada do site Vice

Livros sobre o Tupac, os Panteras Negras e o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Esses são exemplos de livros que o Mano Brown recebeu de um fã “secreto” ao longo de mais ou menos 10 ou 15 anos por correio. Agora, alguns desses exemplares vão integrar a Racionais MC’s: Exposição 3 Décadas de História, do RBMA Festival São Paulo, que começa nesta sexta (2) e vai até o dia 10 de junho, no prédio da Red Bull Station, no centro de São Paulo. A entrada é gratuita.

“Eu só vi esse fã uma vez, mas todo ano ele manda livros sobre cor e raça negra pra minha casa e a gente, eu e o Brown, acabou criando uma relação de carinho com ele”, contou Eliane Dias, empresária responsável pela produtora do grupo, a Boogie Naipe, e esposa do Mano Brown. “Ele [o fã] nunca nos procurou pra conversar nem nada, mas sempre manteve contato com a gente através desses presentes. Achei que isso tinha que fazer parte da exposição”. Além dos livros, a exposição da Red Bull vai contar com mais de 100 fotos do grupo – que são tanto de acervo pessoal dos quatro integrantes, quanto de autoria do fotógrafo Klaus Mitteldorf, que fotografa os Racionais desde 1994 e é responsável pela capa do Sobrevivendo no Inferno (1997) – vídeos, roupas, troféus, instrumentos.

“Vai ter, por exemplo, uma camisa que o Brown ganhou assinada pelo Neymar.”, contou Edi Rock em entrevista ao Noisey. “E um macacão assinado pelo Felipe Massa que eu ganhei. E também um teclado que eu usava pra produzir. São coisas íntimas nossas que fomos juntando ao longo desses 30 anos de estrada”, contou o rapper.

Desde 2012, quando começou a gerenciar a carreira do grupo, Eliane já tinha vontade de montar um acervo do Racionais. “A exposição ainda será uma pequena mostra de tudo o que eles construíram durante essas 3 décadas. Mas ainda estamos compilando muitas coisas dos quatro e, mais pra frente, com mais tempo e dinheiro, pretendo fazer com que esse acervo exista”, explicou a empresária. Eliane e a equipe da Boogie Naipe também estão trabalhando num documentário sobre o Racionais. “O filme está na fase de finalização. A gente tinha a intenção de lançá-lo no meio deste ano, só que, por falta de verba, adiamos o lançamento. A próxima previsão é pra estreá-lo nas férias de janeiro de 2018, mas nada garantido”.

Para Eliane, a exposição dos 30 anos de carreira do Racionais vai funcionar como um “respiro de inspiração” dentro da conjuntura de crise pela qual passa São Paulo e o Brasil no momento. “O Racionais surgiu em 1989, num cenário político de fim de ditadura. Desde então, eles se colocam nesta postura de dar voz à periferia. Pra conseguir manter essa ideologia e atitude por 3 décadas, os quatro tocando juntos, eles tiveram que passar por muita coisa”, explicou a produtora. “Então, hoje, com esse possível retrocesso político que a gente está enfrentando de novo, ter um grupo que nasceu no Capão Redondo com a projeção do Racionais é essencial, necessário e inspirador. A exposição vem pra marcar isso”.

Além da exposição dos 30 anos de carreira do grupo, o RBMA Festival São Paulo ainda vai promover uma roda de conversa com os integrantes do grupo no dia 5 de junho com Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay, na sede da Rede Bull Station. Os ingressos estão esgotados. Para fechar as comemorações, os Racionais ainda vão se apresentar no Audio Club, em São Paulo, no dia 6 de junho. Os ingressos estão disponíveis neste link.

Pra você ir entrando no clima, o Noisey descolou umas fotos que vão integrar a exposição do Racionais na Red Bull. Tem desde fotos do grupo pela periferia de São Paulo no começo da carreira até imagens mais recentes, do show de lançamento do Cores e Valores (2014). Veja abaixo:

Foto: Klaus Mitteldorf
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Foto: arquivo pessoal

Foto em destaque: Reprodução/ Vice

-+=
Sair da versão mobile