Em cartaz na Caixa, espetáculo ‘Kindembu’ resgata música afro-brasileira

A valorização da música afro-brasileira é o grande mote do espetáculo cênico Kindembu, que será apresentado hoje, às 20h, na Caixa Cultural (Setor Bancário Sul). O musical dirigido pelo baiano Elisio Lopes Jr. é uma união do tradicional com o contemporâneo. “A ideia é mostrar que as canções de matriz afro e religiosa transitam pelos anos”, explica o diretor teatral.

A estreia foi em Salvador, e Brasília será a primeira cidade fora da Bahia a receber o musical, que circulará pelo país nos teatros da Caixa Cultural. A diferença é que na cidade baiana o musical contou com 200 artistas, já a versão que rodará o Brasil contará com uma equipe mais enxuta para viabilizar as viagens: serão 62 artistas.

Kindembu reúne integrantes dos cinco maiores blocos afros do país: Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza. Eles representam a ancestralidade da música, já que todos têm como característica a manutenção da essência das canções afros. Além dos blocos, o musical conta com bailarinos e músicos convidados. “Fizemos um espetáculo de uma maneira moderna sem perder a matriz. É bonito, por exemplo, ver o desdobramento da rainha dos blocos afros, a deusa do Ébano, misturada a referências contemporâneas”, afirma Elisio Lopes Jr.


Os convidados mudarão de acordo com a localização. A decisão pela alteração dos artistas considerados contemporâneos é uma forma de empatia com as cidades por onde o Kindembupassar. A escolha pelos músicos é simples: a produção busca artistas negros que estão fazendo música moderna. Na capital, o musical receberá participação especial de Ellen Oléria, Dhi Ribeiro, Teresa Lopes, Japão e o grupo Filhos de Dona Maria. “O bacana é que não temos uma limitação de linguagem. Em Brasília, teremos sambistas, rappers… O importante é ter uma identificação com a música afro”, defende.

Kindembu
Hoje, às 20h, na Caixa Cultural (SBS, Qd. 4, Lt. 3/4). Espetáculo cênico-musical dirigido por Elisio Lopes Jr. com Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e os convidados Ellen Oléria, Dhi Ribeiro, Teresa Lopes, Filhos de Dona Maria e Japão. Ingressos a R$ 20 (inteira) e  R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 18 anos.

Foto em destaque: Reprodução/ Correio Braziliense 

+ sobre o tema

Mick Jagger está produzindo cinebiografia sobre James Brown

A trajetória do rei do soul vai virar filme....

Lauryn Hill começa a cumprir pena de três meses na prisão

Lauryn Hill já está presa. Ed Ross, porta-voz do...

Naomi Campbell adere a campanha contra o racismo nas passarelas

Bethann Hardison, conhecida como guru do universo fashion, lançou...

Camila Pitanga: ‘O que faz as pessoas não se ouvirem e não respeitarem diferenças?’

A atriz fala sobre racismo no “horário nobre”, as...

para lembrar

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da afirmação indígena é o Rio Yrurí – rio que treme –, atual rio Madeira, e...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=