“Em Família”: Com personagem alvo de racismo, atriz diz sofrer preconceito

Antes de “Em Família” entrar no ar, Erika Januza faria um teste para interpretar Neidinha, a fiel escudeira de Helena, na fase inicial da novela das 21h da Globo. No entanto, uma conversa com a direção da trama mudou o destino da atriz de 28 anos. Resultado: coube a bela encarnar Alice, a melhor amiga de Luiza, vivida por Bruna Marquezine.

Além de ser a companhia constante de uma das principais figuras do folhetim, a personagem tem um drama e tanto que até agora só o público conhece. Alice foi gerada após a mãe sofrer um estupro coletivo dentro de uma lotação no Rio de Janeiro – argumento, inclusive, inspirado em uma história real. E foi justamente sobre essa menina que aos poucos começa a buscar a verdade sobre sua origem que Flashland conversou com Erika, que faz sua estreia em novelas da emissora carioca.

“Desde que fiquei sabendo da história que inspirou Manoel Carlos (autor de ‘Em Família’) na criação de Alice procurei pesquisar sobre o fato. Mas, na verdade, como ela também ainda não sabe da sua origem, procurei não me contaminar muito com essa história, pelo menos até agora. A intenção até aqui é fazer com que a Alice tenha esse frescor e consiga alimentar esse desejo de encontrar o pai, seja ele quem for”, afirmou a atriz, que adianta que as dúvidas da jovem vão aumentar ainda mais.

“A Alice está bastante determinada a saber quem é seu verdadeiro pai. Tem chegado cenas ótimas, de questionamentos dela a respeito do passado da mãe. Ainda não sei os rumos que o Maneco vai dar para a história, mas torço muito que venham coisas boas e fortes.”

Mesmo sem saber o que vem por aí, a bela, que antes de começar a atuar trabalhou como modelo, diz torcer para que a personagem descubra tudo sobre seu passado. “Eu acho que a Alice tem o direito e o dever de saber sua história, por mais difícil que ela seja”, analisou. “Já consigo sentir que existe uma torcida do público para que Neidinha revele logo toda a verdade.”

Além da história de vida que conta com uma boa dose de drama, Alice tem trazido também à tona uma pertinente discussão ao horário nobre da Globo. Em cenas recentes, a jovem sofreu preconceito durante um passeio na praia. O episódio desencadeou uma série de diálogos sobre o tema na novela. E Erika não poderia estar mais satisfeita por fazer parte desse núcleo.

“É fundamental que esse assunto seja discutido para que casos como esses parem de acontecer. Muita gente ainda não denuncia, por vários motivos. É importante que as pessoas se conscientizem. Estou muito feliz em participar deste trabalho, que vem discutindo não apenas a questão do racismo, mas levantando também uma série de questões e assuntos muito importantes, que geralmente não ganham tanto destaque nos noticiários”, pontuou a atriz, que já sentiu na pele o preconceito. “Acho que todo mundo já foi vítima de alguma atitude preconceituosa um dia, infelizmente. Já participei de vários concursos de beleza antes de me tornar atriz. Por muitas vezes, já ouvi comentários maldosos. Ainda hoje passo por uma coisa ou outra. O importante é ser maior que tudo isso”, afirmou.

Em sua primeira novela das 21h, Erika negou que tenha sentido medo ou insegurança de assim, logo de cara, entrar no ar em uma trama de Manoel Carlos, um dos grandes nomes da teledramaturgia nacional. O sentimento, segundo ela, é outro. “Sempre fui muito noveleira. Aliás, todos na minha casa também. Adoro as novelas do Manoel Carlos e sempre acompanhei o trabalho dele. Ah, estreia sempre dá aquele friozinho na barriga, mas estou extremamente feliz e muito honrada em fazer parte deste trabalho. A rotina de gravações tem sido um aprendizado constante”, disse a bela, que tem demonstrado uma ótima química com Marquezine, com quem divide boa parte das cenas.

“A gente já tinha se encontrado antes em um evento, mas ainda não nos conhecíamos. A viagem para Viena foi uma ótima oportunidade para conhecer não só a Bruna, mas também outras pessoas que contracenamos bastante, que são a Roberta Almeida, o Bruno Gissoni, o Sacha Bali, a Helena Ranaldi e o Gabriel Braga Nunes. Esse entrosamento inicial foi fundamental para todos”, analisou.

O fato de ser um rosto novo na faixa nobre da Globo não quer dizer que Erika seja uma novata. Nada disso. Em 2012, ela foi nada menos que a protagonista de “Suburbia”, também da Globo. Na trama, ela viveu Conceição. “Certamente esse trabalho mudou a minha vida. O processo de preparação da personagem e gravação foi bastante intenso e bonito. Tenho muito orgulho de ter participado e uma gratidão imensa por todos que acreditaram em mim e me deram a chance de vivenciar aquela história. Aprendi muito com este trabalho, pessoal e profissionalmente falando”, relembrou a atriz, que já sente nas ruas a repercussão de “Em Família”.

“Tenho recebido bastante carinho das pessoas nas ruas. Estou sentindo que existe uma torcida pela Alice e estou gostando da repercussão que ela vem conquistando.” Para finalizar, quisemos saber se há algum outro projeto de Erika vindo por aí. “No momento, estou focada na novela. Tenho muita vontade de fazer cinema e teatro, estou com um longa para ser fechado e recebi o convite para representar um grande ícone da atuação e da música. Uma honra. Logo terei novidades”. Ainda bem!

 

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

‘Eu me comporto igual no ar e fora do ar’, diz Maria Júlia Coutinho

Apesar de ter entrado no horário nobre há algumas...

Parem de criticar a Geração Tombamento

"A noite tá perfeita eu saio ''cas'' amiga loca Joias,...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=