Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Plano de trabalho prevê intercâmbio cultural e cooperação de conhecimento da história das duas nações

FONTEDo Correio Braziliense
Ministra da Igualdade Racial assinou acordo em viagem a Moçambique (Foto: Luana Costa)

Com agenda intensa em na África do Sul, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, assinou dois acordos de cooperação de combate à discriminação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique. A  Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) e a Universidade Púnguè (Uni-Púnguè) também serão parceiras nessa iniciativa. 

A ação tem como foco as ações de cooperação na disseminação de conhecimento sobre a história e cultura do continente africano, em particular de Moçambique, incluindo também a história afro-brasileira. O plano de trabalho também prevê a realização de intercâmbios técnicos e culturais, além de seminários e capacitações para a promoção da igualdade racial das duas nações.

Anielle Franco comemorou o acordo de cooperação. “Durante muitos séculos, especialmente nos anos 1800, de Moçambique, milhares de nossos ancestrais foram levados ao Brau o sil de maneira forçada. Hoje os seus sangues ainda correm em nossas veias. Vamos retomar essa história e essa memória, fortalecer as conexões e os vínculos afrodiaspóricos”, disse, via redes sociais. 

Para a chefe da pasta, é essencial que os futuros professores troquem experiências para, assim, construir ações antirracistas. “Essa é uma cadeia de educação próspera que se retroalimenta: professores que são formados com a compreensão da história e cultura africana serão aqueles que melhor estarão capacitados para formar as nossas crianças e as futuras gerações sobre a verdadeira história do Brasil”, destacou. 

-+=
Sair da versão mobile