Em novos contos, nigeriana Lesley Nneka Arimah vai do horror à ficção científica

Premiada autora tece narrativas que surpreendem e levam o leitor a nocaute

POR PAULA SPERB, ESPECIAL  NO GLOBO

A autora nigeriana Lesley Nneka Arimah – Emily Baxter

Os doze contos reunidos em “O que acontece quando um homem cai do céu”, de Lesley Nneka Arimah, transitam por diferentes gêneros, como ficção científica, realismo mágico e até um pouco de horror. Todas as histórias, entretanto, têm em comum a capacidade de surpreender – e, às vezes, assustar. Esse efeito é possível graças à habilidade de Arimah que formula contos repletos de estranhamento com desfechos que nos vencem por nocaute — como defendia o escritor argentino Julio Cortázar.

A premiada escritora inglesa morou na Nigéria, onde nasceram seus pais, e atualmente vive nos EUA. Mesmo sendo uma jovem mulher negra, seus contos não tratam necessariamente de feminismo, racismo e imigração. Sem dúvida é possível fazer essa leitura mais sociológica dos textos, mas neste seu primeiro livro o efeito estético se sobrepõe aos temas identitários.

O conto que dá título ao livro é o mais fascinante. É uma distopia em que praticamente todo o Hemisfério Norte do planeta foi inundado, levando as grandes potências a um novo colonialismo das nações africanas, cujos territórios foram poupados da catástrofe natural.

Nesse futuro em que quase ninguém escapa de um trauma, cálculos são a chave para entender os indivíduos e suas dores, não as ciências humanas. A protagonista Nneoma é uma matemática especializada em luto. Ao analisar uma pessoa, ela “lê” sua equação, encontra o “erro” e o remove. Isso só se tornou possível após a descoberta, por um cientista chileno, da Fórmula de Furcal, equação que explicaria o universo. “Ao longo de décadas, as pessoas começaram a experimentar essa fórmula infinita e, no processo, descobriram equações que coincidiam com a anatomia do corpo humano, tornando possível trabalhos como o dela”, diz o narrador.

A trama lembra o conto “História da sua vida”, de Ted Chiang — que inspirou o filme “A chegada” (2016). Porém, a semelhança é pela lógica inversa. No enredo de Chiang, contrariando as expectativas, durante uma invasão alienígena na Terra, físicos, astrônomos e engenheiros precisam trocar os números por palavras. Quem decifra o mistério dos extraterrestres é uma linguista, que usa seus conhecimentos gramaticais e antropológicos. Em “O que acontece quando um homem cai do céu”, é uma matemática que irá subtrair, dividir e anular os tormentos de pessoas devastadas por sentimentos.

POBRE BEBÊ DE ALGODÃO

Além da ficção científica, há também espaço para narrativas que lembram lendas, como “Quem vai te receber em casa”. Neste conto, bebês não vêm ao mundo da forma como conhecemos. As crianças são fabricadas com materiais variados, do barro à porcelana, e ganham vida por meio de uma bênção da avó.

Ogechi, uma ajudante de cabeleireira, falhou na primeira tentativa. “O bebê de lã durou pelo menos um mês, balbuciando de forma seca e macia como algodão e soltando bolinhas de fiapos, até Ogechi enganchar a sua perninha em um prego e ele se desenrolar enquanto ela seguia caminhando, acreditando que os pequenos ruídos eram indício de fome, não o choro de uma criança se desfazendo”, conta o narrador.

Por isso, a jovem tenta mais uma vez, usando restos de cabelos do salão de beleza. Os cabelos também serviam de alimento à criança: “O bebê se arrastou para cima, mais e mais, até apoiar a cabeça na parte de trás do seu pescoço. Então ela sentiu o bebê sugando gentilmente sua nuca, engolindo seus cabelos emaranhados”. O bebê chegou a deixar “um pedaço em carne viva e sangrento, careca”.

Por sua vez, o conto “Segundas chances” faz com que uma pessoa morta volte a conviver com seus familiares como se fosse algo normal, um recurso de narrativas de realismo mágico. Na história narrada em primeira pessoa, uma filha que carrega a culpa pela morte da mãe volta a conviver com ela, que “sai” de uma fotografia tirada em 1982.

As relações familiares estão presentes em diversas histórias, alternando os pontos de vista. Por isso, além de ser boa literatura, o livro promove um recomendável exercício de empatia.

*Paula Sperb é doutora em Letras pela UCS (Universidade de Caxias do Sul)

“O que acontece quando um homem cai do céu”

Autora: Lesley Nneka Arimah. Editora: Kapulana. Tradução: Carolina Kuhn Facchin. Páginas: 168. Preço: R$ 39,90. Cotação: Ótimo.

-+=
Sair da versão mobile