Emicida, TUYO, Jessica Caitano e MC Marks estão no Festival Atlas das Juventudes que acontece de forma online e gratuita entre os dias 9 e 12 de junho

O evento marca o lançamento do Atlas das Juventudes, a plataforma com conteúdo mais completo e diverso sobre as juventudes brasileiras atuais

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Emicida (Foto: Wendy Andrade)

O rapper Emicida, a banda TUYO, o funkeiro Mc Marks e a repentista Jessica Caitano estão entre os nomes que compõem a programação do Festival Atlas das Juventudes, que acontece dos dias 9 a 12 de junho. O evento marca o lançamento do Atlas das Juventudes, a plataforma mais completa e diversa sobre as juventudes atuais, resultado de uma extensa pesquisa nacional que durou dois anos, coordenada pelas redes de organizações Em Movimento e Pacto das Juventudes pelos ODS, e que mapeou e destacou quem são os brasileiros de 15 a 29 anos.

Dentro da programação, será lançado também a pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, coordenado pelo CONJUVE junto a outras organizações,  que em sua segunda onda ouviu mais de 68 mil jovens de todo o Brasil de março a  maio de 2021, e traz importantes descobertas sobre os impactos atuais da pandemia na vida das juventudes.

“Vivemos um momento crucial para garantir a inclusão e sustentabilidade das nossas juventudes. Por isso realizamos uma extensa pesquisa e envolvemos uma grande diversidade de organizações para que qualquer ator da sociedade possa utilizar os dados em prol de garantir os direitos das juventudes. Para que a pesquisa chegue em quem precisa chegar, faremos um grande festival com diversas atrações para chamar a atenção sobre as potencialidades e os desafios que os jovens vivem hoje no Brasil”, diz Mariana Resegue, co-realizadora da pesquisa e secretária executiva do Em Movimento.

O evento conta com atividades nas mais diversas linguagens, formatos e plataformas, possibilitando a integração da comunidade científica, as organizações e as juventudes para a reflexão sobre as questões identificadas na pesquisa. Online e gratuito, o festival entende a potência plural dos territórios que as diversas juventudes brasileiras estão inseridas e busca difundir pautas emergentes e urgentes para a construção de um futuro melhor para a maior geração de jovens da história do país. Além das apresentações musicais, o Festival Atlas das Juventudes também apresenta mesas de debate, oficinas, mesas de apresentação e diversas apresentações culturais. 

“O Festival será um momento de reconhecimento e celebração da diversidade e das potencialidades da maior geração de jovens da história do país, mas também um importante espaço para o debate sobre os principais desafios, caminhos e perspectivas em um contexto de violação de direitos, agravados pela pandemia do coronavírus”, afirma Marcus Barão, presidente do CONJUVE e co-realizador do Atlas. 

O Atlas das Juventudes foi realizado com o apoio do Instituto Sicoob, Instituto Arapyaú, Itaú Educação e Trabalho, Legado para a Juventude Brasileira, Fundação Arymax, Fundação Roberto Marinho, C de Cultura, Eureca e GOYN. Os parceiros são Fundação Arymax, Ashoka, Impact HUB São Paulo, Instituto Arapyaú, Instituto Elos, Historiorama, Grupo +Unidos, Brasil Junior, Choice, Conaje, Engajamundo, British Council, Parque Social, AIESEC, TETO, Presentizmo, Escoteiros do Brasil, FGV Social, Instituto Update, Rede Globo, Unesco Brasil, GIFE, CONJUVE, e Fundação FEAC.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL ATLAS DAS JUVENTUDES

Durante quatro dias, o Festival Atlas das Juventudes conta com apresentações musicais, pocket shows, performances de slam, debates, oficinas, mesas e conferências. 

PROGRAMAÇÃO

09 de junho 

18h às 21h

  • 18h: Abertura: Atlas das Juventudes com Marcus Barão e Mariana Resegue
  • 18h45: Poetry Slam com Bixarte
  • 19h: Debate 1: O que pensam as juventudes?
  • 20h: Show: Emicida

10 de junho 

14h às 22h

  • 14h: Oficina: “Diálogo intergeracional das juventudes transformadoras” com Jovens Transformadores ASHOKA
  • 15h30: “Juventudes e a Saúde integral” com Agenda Jovem Fiocruz 
  • 18h:  Mesa: Qualitativa Atlas das Juventudes – Talk Inc. 
  • 19h20:  Slam: Meimei Bastos
  • 19h30: Mesa: Síntese de Evidências do Atlas das Juventudes – Instituto Veredas 
  • 20h30: Slam: Jessica Caitano
  • 20h45: Mesa: “A cultura como geração de renda e trabalho” 
  • 21h35: Pocket Show: Nayra Lays

11 de junho

14h às 22h

  • 14h: OFICINA: “Direitos sexuais e reprodutivos” com FEAC e Reprolatina
  • 15h30: OFICINA: “Card Jovem: Trabalho e habilidades socioemocionais” com GOYN
  • 18h00: Mesa: “Juventudes e a pandemia do coronavírus”
  • 19h30: Curta:  “A Conta Fica Para A Juventude”
  • 19h45: Pocket Show: Wera MC  
  • 20h05: Debate: “A inclusão produtiva das juventudes” com GOYN e Grupo +Unidos
  • 20h45: Slam: Midria
  • 20h55: Debate: “Juventudes Negras”
  • 21h40: Pocket Show: TUYO

12 de junho

14h às 17h

  • 14h15: Debate: “Juventudes em defesa do planeta” 
  • 14h55: Slam: Tonyyyymon
  • 15h05: Debate: “Qual o futuro da educação pós pandemia?”
  • 16h: Show: Mc Marks

SERVIÇO

FESTIVAL ATLAS DAS JUVENTUDES

De 09 a 12 de junho

Das 14h às 22h 

Gratuito

Onde ver: http://bit.ly/CanalAtlasdasJuventudes 

Mais informações: raiany@emmovimento.org.br

SOBRE EM MOVIMENTO

O Em Movimento é uma aliança de organizações que atuam dando suporte às juventudes para que possam mudar o mundo e fazer com que cada vez mais jovens se engajem, se desenvolvam e tenham acesso às oportunidades oferecidas pelo campo social. 

Com quase oito anos de história, o Em Movimento pauta o lugar de fala das juventudes, a diversidade e a inclusão a partir de uma atuação baseada em Inteligência Coletiva; Mobilização de jovens e Ampliação do Radar das Organizações; e Articulação das juventudes e dos atores que trabalham apoiando o desenvolvimento das juventudes. Por acreditarmos nas potencialidades das juventudes, nosso objetivo é comunicar, pesquisar, ampliar e articular oportunidades com e para as diferentes juventudes brasileiras. 

Nossa aliança é composta por sete organizações – Instituto Arapyaú, Ashoka, Itaú Educação e Trabalho, Impact Hub São Paulo, Instituto Elos, e Grupo +Unidos. https://www.emmovimento.org.br/

SOBRE PACTO DAS JUVENTUDES PELOS ODS

O Pacto das Juventudes pelos ODS é uma coalizão de organizações, movimentos e redes de juventudes representativas da sociedade civil, em articulação com governos, setor privado e as Nações Unidas. Seu objetivo é engajar, inspirar e mobilizar as juventudes brasileiras para o atingimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). 

O Pacto reforça um compromisso de construir uma mobilização das juventudes para a disseminação e engajamento com a Agenda 2030 bem como com a formação de líderes e cidadãos comprometidos e capazes de construir o país e o mundo que queremos. E tem como meta de impacto alcançar 10 milhões de jovens em 10 anos.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

-+=
Sair da versão mobile