ENEM: Martin Luther King e o movimento pelo fim da segregação racial

Em 2019, Martin Luther King teria completado 90 anos. Você sabe quem ele foi e o que representou na História dos EUA e do mundo? Para se ter uma ideia da importância do pastor e ativista, ele é o único cidadão nascido nos Estados Unidos no século XX a ter um feriado nacional em sua homenagem, o Dia de Martin Luther King Jr, celebrado em janeiro. Há exatos 55 anos, o Dr. King recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Do O Globo

For em preto e branco de Martin Luther King, homem negro com pouco cabelo, vestindo terno, em pé na frente de microfones descurando.
Martin Luther King discursa sobre os direitos civis Foto: Julian Wasser / Time & Life Pictures/Getty Images

Graças à luta dele e de outros ativistas, a população afro-americana conquistou livre acesso a lugares públicos como parques, lanchonetes e bibliotecas.

Segundo o professor de História Flávio Ribeiro, coordenador da disciplina no Centro Educacional da Lagoa, há um forte paralelismo entre King e Mandela.

— Ambos lutaram contra a segregação, ganharam o prêmio Nobel da Paz por isso, foram líderes ativos na luta pelos direitos civis dos negros e defenderam o recurso à não-violência.

Ribeiro dá dicas sobre como Martin Luther King pode aparecer no Enem:

— King consegue seu maior feito ao acabar com leis segregacionistas sulistas, através da Leis de Direitos Civis (1964) e Lei de Direitos Eleitorais (1965). Ele pode ser abordado, por exemplo, em contraste com o movimento dos Panteras Negras, que pregavam o uso da violência pelos negros contra a violência dos brancos. Seu assassinato, muito jovem, em 1968, interrompeu seus desdobramentos políticos, ao contrário de Mandela, que chegou à Presidência.

Quem foi?

Martin Luther King Jr. foi o principal nome do movimento pelo fim da segregação racial nos EUA nas décadas de 1950 e 1960, sendo conhecido tanto por sua opção por uma luta pacífica em meio aos conturbados protestos no país, quanto por ser um dos mais brilhantes oradores do século XX. Nasceu em Atlanta, na Geórgia, em 15 de janeiro de 1929. Foi o segundo filho — o primeiro homem — do pastor Martin Luther King, de quem herdou o nome, e Alberta Williams King, cujo pai também era um pastor protestante.

Aluno brilhante, pulou a oitava série do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio. Entrou na Faculdade Morehouse com 15 anos, formando-se em Sociologia em 1948. Após três anos num seminário, iniciou um doutorado em Teologia, na Universidade de Boston.

King foi ordenado aos 19 anos, tornando-se pastor assistente na Igreja Batista Ebenezer, em Atlanta. Também foi pastor em Montgomery, no Alabama. Dirigiu a Conferência da Liderança Cristã do Sul, em Atlanta. De 1960 até sua morte, foi o copastor de Ebenezer com o pai.

Boicote e liderança

Martin Luther King se tornou conhecido nos EUA a partir de meados dos anos 1950. Como membro da Associação de Aprimoramento de Montgomery, ele foi o líder da campanha de boicote ao sistema de transporte público da cidade.

-+=
Sair da versão mobile