ENTRADA GRATUITA: Espetáculo musical Besouro Cordão-de-Ouro 16 a 26 de Setembro

Com entrada gratuita entre os dias 16 e 26 de setembro de 2010, de quinta-feira a sábado, às 19h, e domingo, às 18h, acontece no Grande Salão da Caixa Cultural SP (Sé) o espetáculo musical Besouro Cordão-de-Ouro.

A apresentação patrocinada pela Caixa Econômica Federal é em homenagem ao capoeirista e herói popular Besouro, que viveu e construiu sua trajetória em terras baianas no final do século XIX e início do século XX. O evento mostra, de maneira lúdica, a trajetória, filosofia, prática e música do mestre – um personagem brasileiro, tão rico e pouco explorado – e conta um pouco da história do Brasil e da nossa formação, com suas raízes culturais na música, na dança e no ritual.

Besouro é um símbolo do Brasil, símbolo de coragem, qualidade, criatividade e resistência; um símbolo da cultura que forma o ser brasileiro. Waldemar de tal, apelidado Besouro Cordão-de-Ouro, foi o maior capoeirista de todos os tempos da Bahia de Todos-os-Santos. Nascido em Santo Amaro da Purificação, deixou seu nome gravado nas rodas de capoeira. Sua legenda foi construída em atos de bravura e destemor contra fazendeiros tiranos, inconformados com a abolição da escravatura no Brasil. Sua saga, contada pelo povo, correu o país inteiro. Era compositor de samba-de-roda e chula. Um de seus sambas, “Canto do Besouro”, teve um trecho usado por um dos mais famosos compositores cariocas dos anos 30, Noel Rosa: “Quando eu morrer/ não quero choro nem vela/ quero uma fita amarela/ gravada com o nome dela”.

Atento à política da região, impunha respeito e temor aos poderosos, naqueles tempos turbulentos de transição de século, na velha Bahia, a primeira capital do Brasil. O povo deu curso à sua lenda. A peça a evoca, em versos e música, no embalo dos ritmos que inspiraram Besouro, tendo a capoeira, na qual foi mestre, como pano de fundo coreográfico.

A peça conta várias histórias do Mangangá (outro apelido de Besouro), através de outros mestres capoeiristas conhecidos: Canjiquinha, Bimba, Barroquinha, Caiçara, Pastinha, etc. (transformados em personagens) para seus discípulos mais novos e para o público. O palco se transforma numa roda de atabaques, berimbaus, pandeiros e caxixis, e no fio condutor da música – e música brasileiríssima – desfia-se a vida de Besouro Cordão-de-Ouro, o Exu Kerekekê dos candomblés baianos.

O espetáculo é uma homenagem à cultura negra, contando por intermédio de um de seus mitos mais populares parte importante e pouco conhecida da história do povo do Brasil.

A direção geral é de João das Neves, a dramaturgia e composições inéditas de Paulo César Pinheiro e direção musical de Luciana Rabello. Sua estreia foi no Rio de Janeiro, em dezembro de 2006, no Centro Cultural Banco do Brasil, onde realizou temporada de sucesso – de público e de crítica. Bárbara Heliodora, a mais rigorosa crítica teatral brasileira, considerou a peça “um dos espetáculos mais bonitos e emocionantes dos últimos tempos”. E ainda: “Um momento precioso de teatro e de descoberta do Brasil”. (O Globo, 21.12.2006). Desde sua estreia no Rio de Janeiro, o espetáculo recebeu diversos convites, se apresentando em vários lugares do país. Fez temporada na Casa França Brasil (RJ) e Sesc Pompéia (SP), participou dos maiores festivais de teatro do Brasil como: Festival de Teatro de Curitiba – FTC (PN), Festival de Artes Negras – FAN (MG), Festival Internacional de Teatro de Londrina – FILO (SC) e Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT (SP). Foi convidado para fazer o Circuito Palco Giratório pelo SESC Nacional se apresentando nos seguintes SESCs: SESC Fortaleza, SESC Cuiabá, SESC Recife, SESC Porto Alegre, SESC Brasília, SESC Araraquara, SESC Santos, SESC Salvador e SESC Rio de Janeiro. Apresentou-se também na Caixa Cultural de Brasília e Curitiba, no Circuito Cultural do Banco do Brasil, em Fortaleza, além de ser convidado para fazer a comemoração do aniversário da Fundação Palmares e pela Secretaria de Cultura de São Paulo para realizar o projeto Pedrinho.

O espetáculo foi indicado para o Prêmio Contigo de Teatro 2007 nas categorias: melhor cenário e melhor espetáculo. Foi indicado também para o Prêmio Shell 2007 nas categorias: melhor diretor, melhor cenário e melhor música, sendo vencedor desta última categoria.

Sobre o elenco:

O elenco, todo composto de atores negros, foi escolhido em workshops realizados no CCBB, onde aconteceu a primeira montagem (dezembro de 2006 e janeiro de 2007): Anna Paula Black, Cridemar Aquino, Letícia Soares, Valéria Mona, Iléa Ferraz, Raphael Sil, William de Paula, Wilson Rabelo, Marcelo Capobiango, Maurício Tizumba e Sérgio Pererê – os dois últimos vindos especialmente de Belo Horizonte para atuar no espetáculo. Maurício Tizumba e Sergio Pererê são músicos, cantores, compositores e atores. Tizumba tem quatro CDs lançados (o último, Moçambique, é de 2003) e, além de atuar e dirigir a Cia. Burlantins, fez o espetáculo Grande Otelo – Êta Moleque Bamba. Já Pererê lançou seu primeiro CD, Linha de Estrelas, e participa também do grupo Tambolelê. No elenco, estão também dois capoeiristas cariocas: Gilberto Santos da Silva “Laborio” e Victor Alvim “Lobisomem”.

O elenco contou com dois grandes mestres na preparação corporal e coordenação de capoeira, Mestre Casquinha e Mestre Camisa, para transmitir-lhes os princípios desta arte ancestral e futura, que é a expressão da liberdade de um povo e deve ser praticada com reverência.

Besouro, nascido em Santo Amaro da Purificação, deixou seu nome gravado nas rodas de capoeira por esse Brasil inteiro. Metido em política, impunha respeito e temor aos poderosos daquele princípio de século XX na velha Bahia. Sua vida virou lenda. Além de capoeirista, também tocava violão e compunha sambas-de-roda e chulas. Existe um samba, chamado Canto do Besouro, cujos versos de sua autoria “Quando eu morrer/Não quero choro nem vela/ quero uma fita amarela/ gravada com o nome dela” fazem parte desse samba conhecido de Noel Rosa, no qual nosso poeta escreveu a segunda parte. Esse refrão também foi usado por Paulo César Pinheiro em Lapinha (em parceira com Baden Powell) – sua primeira música gravada e sucesso na voz de Elis Regina – com a qual venceu um dos mais concorridos festivais de música popular, a Bienal do Samba, da TV Record, em 1968, hoje um clássico da MPB.

SERVIÇO:

Espetáculo BESOURO CORDÃO DE OURO
Datas: de 16 a 26 de setembro de 2010
Horário: de quinta-feira a sábado, às 19h, domingo, às 18h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Grande Salão – São Paulo (SP)

Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Capacidade: 80 lugares
Duração: 80 minutos
Classificação etária: livre
Informações – Tel: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

 

+ sobre o tema

Oprah Winfrey vai entrevistar filha de Whitney Houston

Oprah Winfrey vai entrevistar a filha de Whitney Houston,...

Halle Berry está com os cabelos longos e encaracolados

Halle Berry está com os cabelos longos e encaracolados:...

Pagodeiro metrossexual! Thiaguinho abre o jogo e confessa: ‘Eu sou vaidoso!’

O cantor Thiaguinho foi ao Domingão do Faustão para...

para lembrar

Lobão perde a cabeça ao ouvir que ‘afinou para Mano Brown’

Lobão não gostou nem um pouco de um novo...

Moda Africana

Collection of Moda Africana and decorating tips to make...

Sérgio Menezes concorre a prêmios por trabalhos no teatro

Sérgio Menezes concorre, na categoria de melhor ator coadjuvante, ao...

Freela nas férias: Filha de Barack Obama trabalha em restaurante

Muitos estudantes costumam viajar durante as férias escolares ou...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=