Escola pede para que mães busquem os filhos com roupas “menos curtas, menos decotadas e menos extravagantes”

O comunicado, enviado pela Direção do Colégio Santa Maria, gerou polêmica nas redes sociais

Da Revista Crescer 

A circular enviada para os pais (Foto: Reprodução/ Facebook)

Os pais dos alunos do Colégio Santa Maria, no bairro de Boa Viagem, no Recife, foram surpreendidos esta semana ao receberem uma circular assinada pela direção da escola pedindo que o responsável por deixar e por buscar os alunos use “roupas menos curtas, menos decotadas e menos extravagantes”. O pedido pouco convencional ainda dizia que “a maneira como nos apresentamos em público diz muito de cada um, portanto, bom-senso e discrição são marcas de uma sociedade educada e moderna”. O comunicado, que caiu nas redes sociais, gerou polêmica ao dividir opiniões – muitos acusam a escola de discriminação.

No documento, a direção justifica o pedido ao dizer que  “pais e professores são espelho para quem está em formação” e que “zela pela formação completa do educando”, portanto “é preciso mostrar que a sociedade é cercada de regras que definem comportamentos e atitudes para cada ocasião”. Em outro trecho, a direção escreve que “se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto” e “se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente”.

Procurada pela reportagem de CRESCER, a direção do colégio concordou em dar uma entrevista, com a condição de que fosse por e-mail. Ao receber as perguntas, a direção voltou atrás e se pronunciou por meio de nota oficial: “A direção do Colégio Santa Maria informa que a comunicação sobre o trajar no momento de deixar ou buscar os alunos no Colégio tem apoio de grande parte dos pais. A intenção do colégio é orientar sobre roupas adequadas ao ambiente escolar. Lamentamos caso alguém tenha interpretado de forma equivocada, ou se sentido constrangido.”

Confira na íntegra a circular enviada pela Direção do Colégio Santa Maria:

Recife, 27 de março de 2017

Prezada Família,

O Colégio é o lugar onde seus filhos permanecem por mais de uma década, e formamos uma FAMÍLIA. Juntos, educamos integralmente crianças e jovens. Desde cedo, reforçamos valores morais, éticos. sociais, humanísticos, religiosos, além de prepararmos gerações que se destacam no mundo acadêmico.

Como zelamos pela formação completa do educando, é preciso mostrar que a sociedade é cercada de regras que definem comportamentos e atitudes para cada ocasião. No Colégio, por exemplo, os alunos usam fardamento oficial, nas atividades esportivas e culturais, os trajes são específicos. Se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente. Pais e professores são espelho para quem está em formação. Desse modo, é interessante que reforcemos que se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto. No ambiente escolar, é pertinente que o responsável por deixar e por buscar os alunos usa roupas menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes.

A maneira como nos apresentamos em público diz muito de cada um, portanto, bom senso e discrição são marcas de uma sociedade educada e moderna.
Contamos com seu habitual apoio e compreensão,

Cordialmente,

a Direção

-+=
Sair da versão mobile