Escultura de uma histórica mulher negra irá substituir estátua racista em Pittsburgh

FONTEDo DASartes
(Foto: Imagem retirada do site DASartes)

Em todo EUA, cidades como Baltimore e New Orleans, monumentos controversos de figuras históricas estão sendo demolidos.

Agora Pittsburgh é a próxima. A cidade vai derrubar uma estátua representando o compositor Stephen Collins Foster com um escravo sentado perto de seus pés enquanto toca o banjo. Acredita-se que ele representa “Tio Ned”, que é o personagem-título de uma música de Foster. Em seu lugar, a cidade vai instalar a estátua de uma mulher afro-americana que teve impacto em Pittsburgh.

A cidade anunciou a decisão em um comunicado de imprensa na semana passada. A nova estátua será a primeira da cidade a homenagear uma mulher negra.

Em um comunicado, o prefeito de Pittsburgh, William Peduto, diz: “A cidade de Pittsburgh acredita na inclusão e na igualdade, e garante que todos possam se ver na arte ao seu redor. É imperativo, então, que nossa arte pública reflita a diversidade de nossa cidade e que, consequentemente, representemos nossos diversos heróis. ”

Como relata o Pittsburgh Post-Gazette, a estátua de Foster deve ser removida do Schenley Plaza, um parque público perto da Universidade de Pittsburgh, no próximo mês. A comissão de artes da cidade primeiro recomendou sua remoção em outubro de 2017.

Conhecido como o “primeiro compositor da América”, as contribuições de Foster para a música incluem a composição das músicas “Oh! Susannah ”e“ My Old Kentucky Home ”.
Foster morreu em 1864. O monumento de 3 metros de altura em sua honra foi esculpido em 1900 e foi transferido para sua localização atual em 1944, relata Voon. Há muito vem sendo criticado por representar o banjo negro de maneira condescendente e racista.

Pittsburgh está agora pedindo a ajuda do público na nomeação de uma mulher negra para comemorar no lugar da estátua de Foster.

“Como a estátua de Stephen Foster deve ser removida de seu local atual em abril, a cidade tem uma oportunidade única de construir algo em seu lugar, honrando o legado das mulheres afro-americanas e sua impressionante liderança em Pittsburgh”, diz Peduto.

Foto em destaque: Reprodução/DASartes

-+=
Sair da versão mobile