Espetáculo “Mercedes” retorna aos palcos da sua primeira montagem

Depois de cinco anos e diversas apresentações pelo Brasil, peça sobre a Primeira Bailarina Negra do Theatro Municipal está de volta ao Sesc Copacabana

FONTEPor Alessandra Costa, enviado ao Portal Geledés
Mercedes(Foto: Julio Ricardo)

Desde a estreia no Sesc Copacabana em 2016, o espetáculo “Mercedes” realizou apresentações virtuais e circulou por 5 cidades do Estado do Rio de Janeiro, através do Projeto X-TUDO CULTURAL. Participou de importantes Festivais e Mostras Brasileiras, como a Mostra Benjamin de Oliveira, em Belo Horizonte e a Mostra Olonadé da Cia dos Comuns, além de ter circulado por três cidades de São Paulo. E, no ano em que se comemora o centenário da bailarina, figura emblemática da história da dança, a peça retorna aos palcos que estreou para cumprir temporada de 05 a 28 de novembro, de sexta a domingo, sempre às 19:00.

 Mercedes Ignácia da Silva Krieger, nascida em 20 de maio de 1921, bailarina de formação erudita, é a homenageada neste espetáculo teatral, criado pelo Grupo EMÚ que faz uma viagem pela vida da artista que até hoje contribui para o resgate e preservação da cultura negra brasileira. A coreógrafa foi a primeira mulher negra a compor o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Uma das maiores representantes da cultura afro-brasileira no mundo, Mercedes foi pioneira da dança moderna brasileira e principal responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca.

É a partir de sua trajetória que o grupo se lança sobre uma dramaturgia interessada no diálogo da questão racial com a contemporaneidade e agrega à apresentação manifestações artísticas como teatro, dança e música, utilizados como símbolos poéticos de representação da ligação entre a formação clássica e os conhecimentos das danças de matriz africana. O universo da ficção submete um retorno às expressões afro-brasileiras, através da apresentação de uma narrativa em torno da construção da identidade negra na dança brasileira, contada a partir de fatos reais e fictícios da vida da personagem título.

O Grupo EMÚ é uma iniciativa subdividida em: Emú Produções Artísticas e Culturais (Produtora), Cia Emú de Teatro Negro e Núcleo de Pesquisas NEGRAHR (UFRJ). Destacam-se em seus projetos o espetáculo “Mercedes” e a Mostra Ultrajado, que recebeu o Prêmio Questão de Crítica 2018 e o Festival Segunda Black, vencedor do Prêmio Shell na Categoria Inovação. 

A Cia é uma companhia formada para investigação teatral, conciliando um diálogo da questão racial com a contemporaneidade. Emú surge da convergência de anseios pautados na formulação de uma zona material poética, que possibilite ao ser negro e artista o agenciamento e autoria de sua própria história. A Cia tem a negritude como uma construção constante e se utiliza do palco como um instrumento para a potencialização do autoconhecimento e para a formulação de personagens não aprisionadas pelas paisagens responsáveis pela limitação das potencialidades do artista e indivíduo negro.

SERVIÇOS

Temporada: 05 a 28 de novembro de 2021

Sextas, sábados e domingos, às 19:00

Local: Arena do Sesc Copacabana.

R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Ingresso: R$ 30,00 (inteira)

Duração: 70 minutos

Indicação etária: 12 anos

Espetáculo Mercedes (Foto: Felipe Alencar)

FICHA TÉCNICA

Idealização: Sol Miranda

Direção: Juracy de Oliveira e Thiago Catarino

Texto: Cássio Duque e Sol Miranda

Dramaturgia: Grupo Emú

Supervisão de direção e de dramaturgia: Fabiano de Freitas

Elenco: Ariane Hime, Drayson Menezes, Gabriela Luiz, Paula Pardon, Luiza Loroza, Monica Nega, Raphael Rodrigues, Sérgio Ricardo Loureiro, Tatiana Henrique e Sol Miranda.

Coreografia e direção de movimento: Fábio Batista

Preparação corporal: Charles Nelson

Bailarinos: Ana Gregório, Evandro Machado e Renata Araújo.

Direção musical: Sérgio Pererê

Composição musical: Kadú Monteiro e Sérgio Pererê

Composição percussiva biográfica: Kaio Ventura

Piano: Adriano Souzza

Violino: Frida Maurine

Violoncelo: Raquel Terra

Percussão: Kaio Ventura

Técnico de som: Luz: Paulo Cesar Medeiros

Iluminador de cena: Hebert Said

Figurino: Lucas Pereira

Cenário: Adriano Farias e Juracy de Oliveira

Cenografia: Bambuê Arquitetura Viva & Mundo Livres

Fotografia Artística: Daniel Barboza, Felipe Alencar e Júlio Ricardo

Designer Gráfico: Giulia Santos

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

Produção: Emú Produções Artísticas

Direção executiva: Sol Miranda

Produção de Marketing Cultural: Aliny Ulbricht

Coordenação de Produção: Nil Mendonça

Produção executiva: Patrícia Rodrigues

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

-+=
Sair da versão mobile