Estão abertas as inscrições para o Edital Traços

FONTEDa Plataforma Alas

A segunda edição do Edital Traços, que foi intitulado Edital Caminhos em 2020, tem como objetivo fortalecer a trajetória profissional, educacional e pessoal de pessoas negras, de modo a contribuir para ampliação da diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade.

O edital, uma iniciativa da Fundação Tide Setubal realizada em parceria com o Instituto Ibirapitanga, Open Society, Porticus América Latina e Instituto Galo da Manhã, é voltado a lideranças negras com idade entre 21 e 45 anos, nascidas e/ou moradoras de periferias ou contextos periféricos urbanos com envolvimento nas seguintes áreas:

  • Política Institucional: o perfil das(os) candidatas(os) elegíveis diz respeito a ativistas atuantes na defesa de direitos e de valores democráticos e que almejam ocupar cargo eletivo nos Poderes Executivo ou Legislativo. Vale ressaltar que, nesta categoria, campanhas políticas não serão apoiadas;
  • Carreira Jurídica: as(os) candidatas(os) devem ser lideranças atuantes no enfrentamento do racismo institucional. Além disso, elas(es) deverão ser profissionais que almejam ocupar espaços jurídicos do setor público, no Poder Judiciário, nas funções de juiz(a), promotor(a) de justiça, defensor(a) público(a), delegada(o) de polícia ou procurador(a)/advogada(o) pública(o).

A edição 2021 do Edital Traços tem como objetivo realizar investimento financeiro para até 70 lideranças negras cujos perfis estejam condizentes com as diretrizes do edital. Cada agente selecionada(o) para ser potencializada(o) receberá aporte financeiro de R$ 15 mil, o qual será pago em parcela única.

O recurso poderá ser investido em atividades formativas de diversas naturezas que contribuam com a trajetória das lideranças negras, como:

  • Cursos preparatórios para concursos públicos em carreiras jurídicas;
  • Cursos de pós-graduação;
  • Pagamento de taxas de inscrição em exames para ingresso em carreiras jurídicas;
  • Participação em intercâmbios, congressos e seminários;
  • Cursos de idiomas ou de oratória;
  • Cursos livres que abordem temáticas relacionadas à consolidação da democracia e à superação das desigualdades;
  • Demais cursos relacionados às áreas de atuação das lideranças selecionadas.

Cronograma

As inscrições para o Edital Traços irão de 20 de outubro a 7 de novembro. O processo de seleção será realizado em três etapas e as lideranças selecionadas para receberem o aporte financeiro serão anunciadas na segunda quinzena de dezembro de 2021.

-+=
Sair da versão mobile