A família de Marielle Franco inaugurou na manhã desta terça-feira (14) uma estátua da vereadora, cujo assassinato completou cinco anos — e ainda sem respostas sobre os mandantes.
O monumento fica no pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, no Centro do Rio. A região receberá ao longo do dia várias homenagens à vereadora, incluindo um festival de música no fim da tarde, com artistas e parentes de Marielle.
A estátua, concebida por Paulo Nazareth, tem 11 metros de altura e foi montada com placas de alumínio e de metal. A homenagem ficará no MAR até o fim do mês — a ideia é que a estrutura rode o país.
“É o tamanho que a Marielle se tornou, uma gigante. É fundamental que não só seja gigante para a gente, mas gigante na memória, no legado”, disse Marinete da Silva, mãe da vereadora.
Pela Praça Mauá, a Anistia Internacional espalhou uma linha do tempo e painéis com fotos e para compartilhar reflexões.
A Anistia Internacional também está fazendo uma petição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que peça uma cooperação internacional por uma investigação independente. O movimento global inclui ainda uma carta de reforço pedindo o apoio de todos os países onde o Brasil tem embaixada.
No outro extremo da Avenida Rio Branco, na Cinelândia, faixas foram estendidas na escadaria da Câmara dos Vereadores, pedindo justiça.

Outros eventos
Os cinco anos do atentado serão lembrados em uma série de eventos.
- 10h: Missa por Marielle e Anderson, na Igreja Nossa Senhora do Parto, perto do Buraco do Lume.
- 10h: Exposições com obras em homenagem a Marielle no Museu de Arte do Rio e no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, até as 18h.
- 10h: Instalação “5 anos é tempo demais”, da Anistia Internacional e do Instituto Marielle Franco, na Praça Mauá, até as 22h.
- 13h: Lançamento do Boletim Segurança Pública na Maré, da Redes da Maré, no Museu de Arte do Rio.
- 17h: Apresentações artísticas de Djonga, Luedji Luna, Azula, Marcelo D2 e outros, até as 22h, na Praça Mauá.