Estátua de Marielle Franco é inaugurada no Rio; dia tem outras homenagens pelos 5 anos da morte

Monumento em homenagem à vereadora também marca os cinco anos do atentado e da falta de respostas sobre os mandantes.

FONTEPor Alba Valéria Mendonça, Bruno Grubertt, Cristina Boeckel e Henrique Coelho, do g1
Rosto da vereadora passou a estampar murais e grafites em diferentes partes do Brasil. (Foto: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil)

A família de Marielle Franco inaugurou na manhã desta terça-feira (14) uma estátua da vereadora, cujo assassinato completou cinco anos — e ainda sem respostas sobre os mandantes.

O monumento fica no pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, no Centro do Rio. A região receberá ao longo do dia várias homenagens à vereadora, incluindo um festival de música no fim da tarde, com artistas e parentes de Marielle.

A estátua, concebida por Paulo Nazareth, tem 11 metros de altura e foi montada com placas de alumínio e de metal. A homenagem ficará no MAR até o fim do mês — a ideia é que a estrutura rode o país.

“É o tamanho que a Marielle se tornou, uma gigante. É fundamental que não só seja gigante para a gente, mas gigante na memória, no legado”, disse Marinete da Silva, mãe da vereadora.

Pela Praça Mauá, a Anistia Internacional espalhou uma linha do tempo e painéis com fotos e para compartilhar reflexões.

A Anistia Internacional também está fazendo uma petição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que peça uma cooperação internacional por uma investigação independente. O movimento global inclui ainda uma carta de reforço pedindo o apoio de todos os países onde o Brasil tem embaixada.

No outro extremo da Avenida Rio Branco, na Cinelândia, faixas foram estendidas na escadaria da Câmara dos Vereadores, pedindo justiça.

Pais de Marielle e Lígia Medeiros Batista, diretora do Instituto Marielle Franco, diante da estátua da vereadora (Foto: Bruno Grubertt)

Outros eventos

Os cinco anos do atentado serão lembrados em uma série de eventos.

  • 10h: Missa por Marielle e Anderson, na Igreja Nossa Senhora do Parto, perto do Buraco do Lume.
  • 10h: Exposições com obras em homenagem a Marielle no Museu de Arte do Rio e no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, até as 18h.
  • 10h: Instalação “5 anos é tempo demais”, da Anistia Internacional e do Instituto Marielle Franco, na Praça Mauá, até as 22h.
  • 13h: Lançamento do Boletim Segurança Pública na Maré, da Redes da Maré, no Museu de Arte do Rio.
  • 17h: Apresentações artísticas de Djonga, Luedji Luna, Azula, Marcelo D2 e outros, até as 22h, na Praça Mauá.

-+=
Sair da versão mobile