Estilista Negro

Enviado por / FonteDo Catraca Livre

POR MUITO pouco -quatro meses de atraso na mensalidade- que Wilson Ranieri não abandonou os estudos de moda na Faculdade Santa Marcelina. Isso significa que ele não seria, nesta semana, o único estilista negro a apresentar suas criações na SPFW (São Paulo Fashion Week).

Professores e colegas se comoveram e fizeram uma “vaquinha” para ajudá-lo a saldar a dívida. “Estava disposto a desistir, não tinha a quem pedir ajuda.” Diante dos apelos, a direção da escola concordou que ele assinasse uma promissória facilitando o pagamento. “Naquela época, eu nem mesmo tinha clareza se queria fazer carreira na moda.”

Neste ano, pela primeira vez, a questão de raça entrou nos desfiles, após o Ministério Público pedir que uma cota de modelos fosse negra -fato que ganhou ainda mais repercussão com a informação, publicada ontem por Mônica Bergamo, de que Paulo Borges, diretor do SPFW, quis proibir as agências de modelos de falarem no assunto com a imprensa.

Se já é difícil para um negro ganhar espaço nas passarelas, mais difícil ainda é entrar no seleto grupo dos estilistas, devido a um funil educacional misturado com o preconceito crônico da sociedade brasileira. “Nunca me inspirei em um estilista negro pela simples razão de que não existia nenhum.”

Desde menino, Wilson desenhava roupas. Demorou muito até que imaginasse que essa habilidade seria uma profissão. No final do colegial, desenhou os modelos para os vestidos de formatura de algumas colegas. “Naquela época, estava indeciso sobre qual faculdade deveria escolher, mas estava propenso a estudar artes plásticas.”

Uma professora de história aconselhou-o a entrar num curso de moda. “Achei que não ia perder nada em pelo menos tentar.”

Filho de uma família com poucos recursos, Wilson sentiu o peso da mensalidade. “Eu não era pobre o suficiente para ter uma bolsa nem tinha dinheiro o suficiente para bancar os estudos.” Esse dilema acabou ajudando: foi obrigado a conseguir rapidamente algum estágio para assumir a mensalidade.

Mas, quando estava no terceiro ano, a situação apertou e veio o buraco em suas contas -e, aí, como estava indeciso sobre o futuro, pensou em desistir. Mas acabou tocado pela iniciativa dos colegas e professores.

Hesitante, entrou numa seleção de jovens talentos, conhecida como Hot Spot -uma espécie de incubadora de estilistas. Deu certo. Em pouco tempo, Wilson abriria um ateliê e criaria sua própria grife.

Vieram os clientes e o convite, em 2007, para mostrar suas roupas na São Paulo Fashion Week, que o projetou nacionalmente e deixou para trás os tempos em que tinha dificuldade de pagar a mensalidade escolar.

Wilson não se sente um ativista negro. Em seus desfiles, usa modelos negras como usa índias, albinas e japonesas, desde que valorizem suas criações. Acredita, porém, que, se jovens negros se inspirarem nele para abrir mais espaço nesse mercado de trabalho, já terá valido a pena.

PS – A dificuldade com que a SPFW tratou a questão dos negros, inclusive com a lei do silêncio, é esteticamente inversa às criações que desfilam na passarela -é preconceituosa, provinciana e incivilizada.

Eticamente, ficaram muito distantes das passarelas de Paris, Roma ou Nova York. Coloquei em meu site (www.dimenstein.com.br) algumas das criações de Ranieri.

+ sobre o tema

Oprah Winfrey vai entrevistar filha de Whitney Houston

Oprah Winfrey vai entrevistar a filha de Whitney Houston,...

Halle Berry está com os cabelos longos e encaracolados

Halle Berry está com os cabelos longos e encaracolados:...

Pagodeiro metrossexual! Thiaguinho abre o jogo e confessa: ‘Eu sou vaidoso!’

O cantor Thiaguinho foi ao Domingão do Faustão para...

para lembrar

Mostra valoriza o papel da mulher negra no mundo da moda

Idealizadora da mostra e a representante do Abayomi Ateliê,...

Valentino desfila coleção inspirada na África, mas “esquece” dos negro

A grife Valentino apresentou hoje sua coleção primavera/verão 2016....

Cachê Menor: Modelos negras fazem protesto por cotas no SP Fashion Week

Fonte: Gazeta Online - A polêmica das cotas, que...

Fashion Week: Protesto por mais modelos negros na passarela

Com faixas e um megafone, cerca de 25 integrantes...
spot_imgspot_img

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...

Juliana Alves: ‘Sempre tive a minha carreira como um instrumento de transformação social’

A trajetória artística de Juliana Alves começou ainda na infância. Aos 4 anos de idade, já fazia aulas de dança e entrou para o teatro aos...
-+=