Estrangeiros, portugueses e organizações protestam contra a xenofobia na Europa

Fonte: Radioagência NP

Uma manifestação contra as políticas de imigração que estão sendo implementadas pela União Européia (UE) foi realizada no último domingo (17), na cidade de Lisboa, em Portugal. Essa é uma das ações da Jornada Européia pelos direitos dos imigrantes sob o lema “Não à Europa da Vergonha – Com direitos iguais todos vencemos” – uma mobilização de organizações que lutam pelos direitos humanos em países como França, Itália, Espanha, Luxemburgo e Hungria. Centenas de imigrantes participaram da manifestação.

Com a crise financeira, o imigrante se tornou o “inimigo número um” nos discursos dos candidatos para o Parlamento Europeu, que será votado em junho. O presidente da Casa do Brasil de Lisboa, Gustavo Behr, afirmou que políticos estão “utilizando imigrante como bode expiatório da crise e associando a imigração à criminalidade”. Ele ainda ressalta que em Portugal “essa é uma questão completamente falsa e que existem estudos do próprio governo e entidades ligadas ao governo português que dizem o contrário”.

Países como França e Itália já colocaram em prática o Pacto Sarkozi, a Diretiva de Retorno e o Pacto de Imigração e Asilo, investindo assim no controle de suas fronteiras e na perseguição dos imigrantes indocumentados, aumentado com isso a xenofobia, a migração clandestina, o tráfico humano e um contingente de mão-de-obra desprovida de direitos e vulnerável a exploração laboral.

De Lisboa, Portugal, para a Radioagência NP, Juliana Penha

-+=
Sair da versão mobile