Estudante cria guia para identificar sintomas de doenças na pele negra

FONTERevista Galileu
Malone Mukwende, o estudante de medicina que criou um guia para identificar sintomas de doenças na pele negra (Foto: Reprodução/Imagem retirada do Site Revista Galileu)

Foi durante suas aulas de medicina na St. George’s, Universidade de Londres, no Reino Unido, que o estudante Malone Mukwende percebeu algo sério: os sintomas descritos nos livros se referiam majoritariamente à pele branca. Por isso, o jovem decidiu voltar seus estudos para os diversos tons de pele negra — e, assim, publicou um guia pode melhorar o ensino e diagnóstico médico.

“Éramos frequentemente ensinados a procurar sintomas como erupções vermelhas, que eu sabia que não apareceriam desta forma na minha própria pele”, afirmou Mukwende, em entrevista ao BME Medics. “Ao sinalizar isso para os tutores, ficou claro que eles não conheciam outra maneira de descrever essas condições em pacientes com tons de pele mais escuros — e eu sabia que precisava mudar isso.”

Mukwende, então, decidiu criar o “Mind the Gap” (“Cuidado com o vão”, em tradução livre), manual que mostra como os sintomas de diversas doenças se apresentam em vários tons de pele. Ele contou com a ajuda de dois colegas, que concordaram que o guia era parte essencial da “descolonização” do currículo.

Em breve o livro estará disponível na internet e os estudantes esperam que o trabalho ajude a conscientizar profissionais da saúde sobre alguns dos vieses que existem na medicina. Além disso, eles acreditam que o guia ajudará a população negra de todo o mundo a identificar sintomas de potenciais doenças na própria pele.

“Eu também gostaria de ver o currículo médico mudar, de modo a incluir mais os diversos pacientes que ele atende. Isso precisa ser refletido em todo o curso, desde o ensino de habilidades clínicas até a diversificação do conteúdo nos exames”, observou Mukwende. “Também gostaria de ver crescer a diversidade no campo da saúde, pois a representatividade é importante.”

Capa do manual desenvolvido pelo estudante (Foto: Reprodução/Imagem retiraa do site revista Galileu)
-+=
Sair da versão mobile