EUA: Negras de cabelo natural têm menos chance no mercado de trabalho 

Enviado por / FonteDe Universa

Mulheres negras com cabelo natural — crespo ou cacheado — ou tranças têm menos probabilidade de conseguir entrevistas de emprego em comparação com mulheres brancas ou mulheres negras com cabelo liso. As informações são de uma pesquisa da Fuqua School of Business, da Duke University, nos Estados Unidos.

A percepção dos participantes do estudo considerava cabelos naturais de pessoas negras como menos profissionais, de forma geral. Esse efeito foi notado especialmente em setores onde uma aparência mais conservadora é comum.

A pesquisa, que será publicada na revista Social Psychological and Personality Science na próxima semana, mostra como os preconceitos sociais perpetuam a discriminação racial no local de trabalho, de acordo com comunicado à imprensa.

“Os preconceitos estão enraizados em um padrão de beleza de muitas sociedades ocidentais, baseado em mulheres brancas e cabelos alisados. Os recrutadores são então influenciados por esse modelo”, disse a pesquisadora Ashleigh Shelby Rosette, professora de administração e reitora associada sênior, à CNN.

Racismo influencia em percepção de profissionalismo

Os estudos envolveram centenas de participantes de diferentes etnias, que tinham da selecionar candidatos para vagas de emprego em potencial, da mesma forma que os recrutadores, atribuindo uma pontuação por competência, profissionalismo e outros fatores, com base em perfis simulados do Facebook e LinkedIn.

Os participantes deram notas mais baixas às mulheres negras com cabelo natural em competência e profissionalismo, e não as recomendaram para entrevistas com tanta frequência, em comparação com mulheres negras com cabelos alisados, mulheres brancas com cabelos lisos ou mulheres brancas com cabelos cacheados.

A responsabilidade, no entanto, não é das mulheres negras. Rosette enfatiza que não cabe às profissionais mudarem seus cabelos ou tomarem decisões diferentes sobre os fios: “De forma alguma estamos pedindo que a mulher negra mude quem ela é. Estamos pedindo que as pessoas entendam que essa diferença existe.”

Mudanças na lei

Nos Estados Unidos já são quatro estados (Califórnia, Nova York, Nova Jersey e Virgínia) que proibiram em lei a discriminação de cabelo com motivação racista. A Marinha do país também adaptou sua política de penteados para ser mais inclusiva.

+ sobre o tema

para lembrar

Alma Preta / “A nossa existência já é um crime” – Dina Alves

O Alma Preta entrevistou a advogada e pesquisadora Dina...

Star Wars – E o boneco do Finn que ninguém compra?

Chegou o novo Star Wars e, junto com ele,...

“Diversidade não é negação a nada”, diz Chiwetel Ejiofor sobre Oscar 2016

Chiwetel Ejiofor, indicado a melhor ator no Oscar 2014...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=