Evento: Memórias, Poéticas e resistências do carnaval Afro-paulistano

O Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros de São Paulo e nossa atuação pauta-se por desconstruir versões da história que se pretende oficial e universal, desconsiderando toda a atuação política da população negra nos mais distintos ramos da atuação humana. Batalhamos pelo direito da memória, onde os referencias e experiências de matriz afro sejam reconhecidos e valorizados, e passem a compor o mosaico que forma cada um(a) de nós como sujeitos históricos e políticos.

E no bojo dessa discussão, a questão de gênero, alicerçada no protagonismo de mulheres negras constitui-se como vetor da nossa prática ao entendermos que questionar a história “oficial” prevê concomitantemente o questionamento do patriarcado e o reconhecimento das experiências das mulheres negras na subversão e fomento à outros devires.

O presente evento conta com o Lançamento do livro “Transformações na Avenida – História das Escolas de Samba na cidade de São Paulo”, no qual se debate a atuação política da população negra onde o samba se constitui um importante instrumento de revisão tanto da construção da cidade de São Paulo inserida em um projeto de eugenia, quanto atuação política, luta anti racista e revisão dos papéis de gênero ao evidenciar a atuação política de mulheres negras não como meros “corpos comercializáveis” mas como sujeito político.

Paralelamente, contamos com a abertura da Exposição “Batalha de Memórias” no qual expõe-se que a memória é sempre fruto de seleção e muitas vezes conjugada no singular. Em contra partida a presente exposição apresenta a memória como espaço em disputa, na qual se traz a tona outros olhares possíveis sobre a atuação da população negra onde o samba se constitui como cenário de disputa política. É nesse ensejo que também se questiona a revisão dos papéis de gênero e se apresenta outras óticas para compreender a atuação, força e resistência das mulheres negras.

O evento que ocorrerá no próximo sábado as 16h no Centro Cultural da Penha.

 

-+=
Sair da versão mobile