Ex-Modelo Aponta Racismo em Semanas de Moda e Cobra Ação de Organizadores

Enviado por / FonteDo Terra

A ex-modelo Bethann Hardison enviou quatro cartas na última quinta-feira para os órgãos sociais das semanas de moda de Nova York, Paris, Londres e Milão com acusações de racismo nas passarelas. Segundo ela, a ausência de modelos negros nos desfiles não pode ser vista com naturalidade. As informações são do Huffington Post.

No final da carta, ela citou grifes que seriam racistas, entre os nomes estão Donna Karan, Versace, Céline, Louis Vuitton, Alexander McQueen, Calvin Klein, BCBG, Prada e Chanel. “Assim não há esconderijo”, disse Hardison ao jornal. “Se você diz os nomes, ninguém pode dizer: ‘isso não tem nada a ver comigo’”, explicou.

“Eu estou tentando educar as pessoas. Esta é uma responsabilidade de muitos”, afirmou a ex-modelo. Hardison considerou a ação da Vogue uma representação poderosa da beleza negra, porém, dedicar um desfile para todos os modelos negros “é ofensivo”, segundo ela, e não resolve o problema do racismo. “Deve haver diversidade, todas as nacionalidades, cores, raças e tons de pele serem representados igualmente”, completou.

Steven Kolb, do conselho da semana de moda de Nova York disse que discutiu a carta com a presidente do grupo, Diane von Furstenberg, e que eles continuam a apoiar a diversidade. O conselho britânico informou que, embora não supervisione o casting de modelos, é comprometido com a luta pela diversidade na London Fashion Week.

Didier Grumbach, presidente da Chambre Syndicale, na França, garantiu que a próxima Paris Fashion Week vai representar uma grande variedade de etnias.  Mario Boselli, do órgão responsável pela semana de moda na Itália afirmou que continuará o incentivo, mas não pode impor como deve ser a escolha de modelos. Hardison disse ter respeito pelos designers: “acho que eles são boas pessoas e apenas não entendem quais os reflexos de suas atitudes”.

+ sobre o tema

Djavan prepara disco de canções inéditas para este ano

Djavan prepara disco de canções inéditas: o 24º álbum...

Racionais MC’s faz apresentação única em São Paulo

Depois de alguns meses dedicados à projetos individuais, os...

Tela Preta TV . Uma TV para todos, mas pensada por nós

Entretenimento. Poder. Novas narrativas. Na conexão Rio e São...

para lembrar

Concurso elege Negro e Negra Malê 2015

Candidatos a Negro e Negra Malê desfilaram para o público que...

Rihanna teria desistido de se apresentar no Victoria’s Secret após modelo negra ser substituída

Segundo rumores, cantora não ficou satisfeita com substituição de...

Naomi Campbell diz que modelos negras têm menos trabalho durante a crise

A top model Naomi Campbell disse em uma entrevista...

Estilista burkinabe sugere colecção de estilo africano em desfile de moda

Kigali - O célebre estilista de origem burkinabe, Ainé...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=