Excelência, se o povo gritar o senhor acorda?

Por: Arísia Barros

A Terra dos Marechais é um território do nordeste brasileiro dividido em estruturas sociais.

Estruturas sociais previamente arquitetadas pelos colonizadores e reproduzidas por seus herdeiros contemporâneos.

De um lado encontramos a “alagoa do sul”, onde habitam pouquíssimos privilegiados os exclusivos donos da terra. No lado em que se amiúdam as oportunidades, riquezas, qualidade de vida, mora o povo ferido pela geografia do apartheid étnico e econômico. É a “alagoa do norte”.

Na alagoa do norte a dignidade da vida humana é diariamente, seqüestrada. Vidas roubadas.

Na alagoa do norte o sentimento de insegurança desenha a robustez das grades nas janelas e a insuficiência da solidariedade entre iguais, realimentando a violência.

Alagoa do sul já afirmou publicamente que alagoas do norte é terra de ninguém.

Vossa Excelência diz que não!

Na alagoa do sul não é permitida a entrada de forasteiros, esses que levantam bandeiras por 20 “conto”. As portas dos prédios são emparedadas, após a abertura da última urna e a comprovação da vitória.

Na alagoas do norte o povo vive acossado pela crescente e contínua ausência da equação: educação x trabalho x saúde x segurança.

Na alagoa do sul o discurso de quase todos, homens, brancos, ditos católicos e heterossexuais é hegemônico. Retórica que interliga a sociedade escravagista a contemporaneidade.

Na alagoa do sul os indícios de prosperidade e desenvolvimento econômico são sempre visíveis. Como modelo social predatório predefinido que empobrece e destrói o desenvolvimento sustentável da alagoa do norte.

A alagoa do sul traduz o poder, como exercício de dominação das multidões anônimas, despolitizadas. Na sua grande maioria pobre, de pele preta e analfabeta.

No interior da alagoa do norte o povo, desterrado de suas casas pelas águas de junho de 2010, que não lavam o verão, ainda, mora em barracas sufocantes. Como retrato ¾, em preto em branco do ciclo invisível e programado da miséria alagoana.

A alagoa do sul ri da miséria da alagoa do norte e vai dormir em quentes lençóis.

Excelência, se o povo gritar o senhor acorda?

 

 

Fonte: Cada Minuto

-+=
Sair da versão mobile