Exposição no Rio retrata trajetória de mulheres negras ao longo dos 200 anos da independência

"De Úrsula a Ponciá Vicêncio" está em cartaz no Espaço SerCidadão, em Santa Cruz, até o dia 14 de novembro

FONTEBrasil de Fato
Escritora Conceição Evaristo é uma das homenageadas da exposição - Foto: divulgação

O bairro de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio de Janeiro, recebe a exposição “De Úrsula a Ponciá Vicêncio” que retrata, a partir de 10 telas, os 200 anos de Independência do Brasil e de Escrevivência de Mulheres Negras. 

As obras da artista plástica Malu Vibe, que é nascida e criada na favela da Rocinha, são focadas nos 200 anos da independência do país e no trabalho de escritoras negras, como Maria Firmino dos Reis, que publicou em 1859 o romance “Úrsula” e Conceição Evaristo, que lançou em 2003 a obra “Ponciá Vicêncio”.

Além dos retratos de mulheres negras importantes para a literatura brasileira, uma das telas traz o mapeamento das principais escritoras negras nascidas no Brasil nesse período. A pesquisa foi realizada pela produtora cultural e Mestra em Biblioteconomia, Cultura e Sociedade Bianca Ferraz.

“Decidi discutir o bicentenário, apresentando ao grande público a importância dessas mulheres negras, desde o legado de Maria Firmina até chegar às obras de Conceição Evaristo, autora que formulou o conceito de escrevivência, que é escrever sobre suas vivências, seu lugar. Algo que para a branquitude parece banal, mas para a população negra durante anos foi negado pelo projeto de invisibilização da literatura afro-brasileira”, explica Ferraz. 

A artista plástica Malu Vibe, responsável pelas telas que compõem a mostra / Foto: divulgação

A equipe do projeto é majoritariamente formada por mulheres negras e a curadoria é assinada por Ariani Teodoro, mediadora de leitura e fundadora do “empodera.sorocaba”, um coletivo de mulheres que através do conhecimento propõe grupo de leitura, encontro de empreendedoras e rodas de conversas em prol da conexão feminina.

A exposição “De Úrsula a Ponciá Vicêncio” está em cartaz até o dia 14 de novembro no Espaço SerCidadão, localizado na Rua Fernanda, 140, no bairro de Santa Cruz.  A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 9h às 17h. 

A visita guiada da mostra ocorrerá no dia 8 de novembro, às 10h e no dia 10 de novembro, às 14h e às 16h. Para mais informações sobre a exposição e rodas de conversa, basta visitar o Instagram do projeto.

-+=
Sair da versão mobile