A Globo exibiu na noite de ontem (20), no Dia da Consciência Negra, o especial Falas Negras, dirigido por Lázaro Ramos. A atração reuniu 22 depoimentos de atores interpretando nomes conhecidos pelo grande público na luta contra o racismo, como Nelson Mandela (Bukassa Kabengele) e Martin Luther King (Guilherme Silva).
No programa, Taís Araújo interpretou Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro, Tatiana Tibúrcio viveu a mãe do menino Miguel Otávio, que caiu de um dos andares de um prédio de luxo no Recife, enquanto estava sob os cuidados da patroa da mãe, e Silvio Guindane interpreto o pai de João Pedro, menino morto a tiros durante uma operação da polícia.
O especial Fala Negras também contou com Muhammad Ali (Babu Santana), Milton Santos (Aílton Graça), Luiz Gama (Flavio Bauraqui), Lélia Gonzalez (Mariana Nunes), Angela Davis (Naruna Costa), Luiza Bairros (Valdineia Soriano), Malcolm X (Samuel Melo), entre outros.
Para a web, a interpretação mais emocionante sobre o racismo e Justiça foi de Tatiana Tibúrcio. A repercussão da morte do menino Miguel foi pauta de todos os principais noticiários do país e desde a morte do garoto, em junho deste ano, nada foi definido pela Justiça.
O repórter André Gallindo escreveu no Twitter em meio aos comentários emocionantes sobre o trabalho da atriz: “De cara eu pensei, não, não é uma atriz. Impossível ser uma atriz! Era uma atriz. O nome dela é Tatiana Tibúrcio. E o que ela faz é trazer a gente pra dentro da alma da mãe de Miguel”.
Emocionado com a recepção do trabalho, Lázaro Ramos agradeceu o público: “Me emocionam os textos e o trabalho consistente dessas atrizes e atores. Me sinto abençoado hoje… Gente, eu nem sei o que dizer a vocês além de obrigado. Sou muito honrado por ter dirigido o Falas Negras. Sigamos firme. Obrigado! História”.
Confira a repercussão na web:
Tatiana Tibúrcio fazendo a mãe do Miguel. QUE DILACERANTE. #FalasNegras pic.twitter.com/MzdHOxzqjw
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) November 21, 2020
De cara eu pensei, não, não é uma atriz. Impossível ser uma atriz!
Era uma atriz.
O nome dela é Tatiana Tibúrcio. E o que ela faz é trazer a gente pra dentro da alma da mãe de Miguel.
Tatiana, o que você fez foi antológico. Essa cena é histórica. #FalasNegras | @RedeGlobo pic.twitter.com/S1kt4T4OlH
— André Gallindo (@andregallindo) November 21, 2020
“Os policiais nem socorreram o João Pedro.”
Silvio Guindane espetacular fazendo o pai do João Pedro. #FalasNegras pic.twitter.com/71nFkkOv41
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) November 21, 2020
Falas negras, impecavelmente dirigido por Lazaro Ramos, é um ícone importantíssimo e indispensável para o momento que estamos passando!! Vidas negras importam! Vidas importam! A carne mais barata do mercado NÃO deve ser a negra, não deve ser nenhuma! #FalasNegras pic.twitter.com/dK31lowLqe
— Jão (@jaodomato) November 21, 2020
#FalasNegras
Gente alguém entrega agora o emmy para o Lázaro Ramos diretor de Falas Negras e todos os atores e atrizes envolvidos nesse projeto emocionante. pic.twitter.com/rPlMHP5MZB— Jonathan Willian (@Jonathanwsg) November 21, 2020
“brancos e negros não são irmãos…irmão não taca fogo em irmão, irmão não espanca irmão….” #FalasNegras pic.twitter.com/AxWBmIazLQ
— lorenna 🐇 (BLOCK DE SEGUIR) (@baddielorenn) November 21, 2020
“O homem branco é inteligente o suficiente para entender o que o negro sente. A gente ta cansado dessa fala doce. Se o homem branco ainda não tá pronto pra limpar a casa dele, ele não deveria nem ter uma casa.” #FalasNegras pic.twitter.com/OTWLqltgAE
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) November 21, 2020
silvio guindane incrível #falasnegras pic.twitter.com/yTFUYKk4ys
— jão 😷 (@televijao) November 21, 2020
Taís Araújo como Marielle, Tatiana Tiburcio como a mãe do Miguel e Silvio Guindane como pai do João Pedro entregaram tudo nesse projeto. parabéns Lázaro Ramos por essa direção impecável e a todos os envolvidos nessa obra de arte #FalasNegras pic.twitter.com/hSz4mNFQSU
— luiz felipe 🧪 (@ziamayneroyals) November 21, 2020
Me emocionam os textos e o trabalho consistente dessas atrizes e atores. Me sinto abençoado hoje.
— Lázaro Ramos (@olazaroramos) November 21, 2020
Gente, eu nem sei o que dizer a vocês além de obrigado. Sou muito honrado por ter dirigido o #FalasNegras. Sigamos firme. Obrigado!
História.— Lázaro Ramos (@olazaroramos) November 21, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e escreve semanalmente para a coluna Você Sabia?. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.