Favela é Fashion mostra os encantos da moda africana na Casa de Cultura Laura Alvim

Enviado por / FonteDo Cultura.Rj

No próximo sábado (12/12), às 12h, a Casa de Cultura Laura Alvim recebe o desfile Ons Afrika is Hier – Nossa África, da estilista Juliana Henrik, idealizadora do Projeto Favela é Fashion, que oferece cursos de modelo e noções sobre o mercado de moda a jovens do Complexo do Alemão desde 2010.

O desfile, que será exclusivo para convidados, contará a história da África universal vista pelos olhos de jovens de periferias, mostrando o orgulho deles em se vestir com trajes e acessórios africanos. Para mostrar a diversidade, tão presente na nossa história, há tanto brancos quanto negros entre os 40 modelos, com idades entre oito e 30 anos.

“Nosso estudo mostrou que muitos jovens brancos africanos também sofrem preconceito em alguns locais africanos por ter a pele mais clara, sendo ofendidos ou criticados por qualquer ato só por terem um tom de pele mais claro e viverem em uma comunidade, assim como acontece, em maioria, com os negros no Brasil. O que nós pretendemos mostrar é que todo mundo é igual e a única coisa que divide as pessoas são as oportunidades desiguais”, diz Juliana Henrik.

Moradora do Complexo do Alemão e formada em Produção de Moda pelo SENAI/CETIQT, graduação que cursou com ajuda dos padrinhos, Juliana é filha de uma costureira. Enquanto sua mãe fazia suas roupas de criança, ela reaproveitava as sobras de tecidos para vestir suas bonecas. Foi assim que começou a paixão da jovem de 28 anos pela moda e por tudo que diz respeito a esse segmento.

Após o termino da faculdade, Juliana criou o Favela é Fashion, sem patrocínio ou qualquer outra ajuda de custo. O projeto, que resiste há quase cinco anos, busca desconstruir as barreiras entre a moda e as áreas de conflito e oferece cursos e agenciamento para jovens da comunidade que querem iniciar a carreira de modelo. Já houve, inclusive, modelos oriundas do projeto em campanhas da grife carioca FARM. O espaço emprestado que funciona como sede da empresa hoje fica na Biblioteca Parque do Complexo do Alemão e, além dele, há também outro espaço, o Centro Cultural AMG, também na favela.

O evento, que será apenas para convidados, tem como realizadores a ONG Favela É Fashion, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e a FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, responsável pela administração da Casa de Cultura Laura Alvim e de uma série de outros espaços culturais do Estado, com apoio institucional da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, do Projeto Caminho Melhor Jovem, da Masan e do Jornal Voz da Comunidade.

Colaboração de Ascom

+ sobre o tema

‘Nude não é uma cor, mas sim um conceito’

Quando lançou sua primeira coleção de sapatos nudes em...

Jay-Z recria Friends com negros e dá tapa na cara de séries embranquecidas

Há uma semana, o rapper Jay-Z lançou o provocativo...

Após ter filha, Serena Williams abre o coração em carta emocionante e agradece a mãe

A americana Serena Williams publicou nesta terça-feira nas redes...

Americana se apaixona por rapaz na balada e descobre que ele é príncipe

Americana se apaixona por rapaz na balada e descobre...

para lembrar

Estudante de moda cria coleção de lingerie para mulheres mastectomizadas

A descoberta de uma nova beleza Ao receber o diagnóstico...

Eis a modelo que ousa desconstruir a imagem da mulher sexy

Ela é alta e magra, tem um rosto simétrico...

Exposição leva 85 Barbies negras a shopping de SP

Quem passar pelo Raposo Shopping (Grande São Paulo) a...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=