Favela é Fashion mostra os encantos da moda africana na Casa de Cultura Laura Alvim

Enviado por / FonteDo Cultura.Rj

No próximo sábado (12/12), às 12h, a Casa de Cultura Laura Alvim recebe o desfile Ons Afrika is Hier – Nossa África, da estilista Juliana Henrik, idealizadora do Projeto Favela é Fashion, que oferece cursos de modelo e noções sobre o mercado de moda a jovens do Complexo do Alemão desde 2010.

O desfile, que será exclusivo para convidados, contará a história da África universal vista pelos olhos de jovens de periferias, mostrando o orgulho deles em se vestir com trajes e acessórios africanos. Para mostrar a diversidade, tão presente na nossa história, há tanto brancos quanto negros entre os 40 modelos, com idades entre oito e 30 anos.

“Nosso estudo mostrou que muitos jovens brancos africanos também sofrem preconceito em alguns locais africanos por ter a pele mais clara, sendo ofendidos ou criticados por qualquer ato só por terem um tom de pele mais claro e viverem em uma comunidade, assim como acontece, em maioria, com os negros no Brasil. O que nós pretendemos mostrar é que todo mundo é igual e a única coisa que divide as pessoas são as oportunidades desiguais”, diz Juliana Henrik.

Moradora do Complexo do Alemão e formada em Produção de Moda pelo SENAI/CETIQT, graduação que cursou com ajuda dos padrinhos, Juliana é filha de uma costureira. Enquanto sua mãe fazia suas roupas de criança, ela reaproveitava as sobras de tecidos para vestir suas bonecas. Foi assim que começou a paixão da jovem de 28 anos pela moda e por tudo que diz respeito a esse segmento.

Após o termino da faculdade, Juliana criou o Favela é Fashion, sem patrocínio ou qualquer outra ajuda de custo. O projeto, que resiste há quase cinco anos, busca desconstruir as barreiras entre a moda e as áreas de conflito e oferece cursos e agenciamento para jovens da comunidade que querem iniciar a carreira de modelo. Já houve, inclusive, modelos oriundas do projeto em campanhas da grife carioca FARM. O espaço emprestado que funciona como sede da empresa hoje fica na Biblioteca Parque do Complexo do Alemão e, além dele, há também outro espaço, o Centro Cultural AMG, também na favela.

O evento, que será apenas para convidados, tem como realizadores a ONG Favela É Fashion, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e a FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, responsável pela administração da Casa de Cultura Laura Alvim e de uma série de outros espaços culturais do Estado, com apoio institucional da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, do Projeto Caminho Melhor Jovem, da Masan e do Jornal Voz da Comunidade.

Colaboração de Ascom

+ sobre o tema

Bahia marcará presença em festival de Atlanta

  Um dos redutos de afrodescendentes dos Estados...

Crise do Ilê inclui salários atrasados e débitos de água e energia

Bahia.ba visita sede do bloco, Vovô faz raio-x dramático...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Diálogos Insubmissos lança novo livro de Cidinha da Silva: “Um Exu em Nova York”!

“Uma perspectiva contemporânea e ficcional do cotidiano, sobre temas...

para lembrar

Veja o perturbador trailer final de “Nope”, novo sci-fi de Jordan Peele

O novo filme do consagrado diretor Jordan Peele, “Não!...

Ativista na luta contra o racismo, Taís Araújo é eleita “Mulher do Ano”

A atriz Taís Araújo foi eleita a “Mulher do...

Alcione e Djonga são anunciados como primeiras atrações do AFROPUNK Bahia 2023

O AFROPUNK Bahia anunciou as primeiras atrações do evento...

Walter Mesquita: Viva Favela os olhos do morro

Os olhos do morro A trajetória do menino simples que...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=