Feriado da Consciência Negra terá retorno de eventos culturais na Zona Norte do Rio

FONTEExtra, por Cíntia Cruz
Baile Charme do Viaduto de Madureira volta na noite do próximo sábado Foto: Divulgação

Depois de quase dois anos sem passinhos e samba, Madureira, Zona Norte do Rio, vai comemorar o feriado da Consciência Negra com muita música, arte e gastronomia. O Baile Charme do Viaduto de Madureira estará de volta no próximo sábado, dia 20, na noite da Consciência Negra. Gêneros como hip hop, R&B, neo soul, mid back, soul, new jack, entre outros, vão animar o feriado na festa que começa a partir das 22h e terá os DJs Fernandinho, Michell, Vig e GAB, a mais nova DJ residente do Dutão.

Um dos sócios e organizadores do baile charme, DJ Michel conta que muitos frequentadores cobravam o retorno do encontro, mesmo quando a prefeitura ainda proibia eventos na cidade:

— Ficamos quase dois anos parados, repeitando a pandemia, por entender que o momento era delicado. Pagamos um pre;o por isso porque muita coisa começou a rolar e as pessoas não entendiam. Mas o Baile Charme é um espaço que tem responsabilidade social. Não somos só um baile. Temos um conceito, um propósito que é atuar junto ao movimento negro, tem representatividade muito grande. Somos praticamente o último evento a voltar.

O baile completou 30 anos em maio do ano passado, mas a festa precisou ser adiada devido à pandemia. A comemoração, no entanto, deve ocorrer em dezembro, no ultimo baile do ano.

— Vamos definir a data ainda, mas já estamos preparando a festa. Para o retorno no sábado, vamos ter uma novidade. O baile terá a DJ Gabi, a primeira DJ residente mulher. Uma mulher preta que vai ficar todo sábado com a gente — anuncia o organizador.

Mais cedo, a partir das 13h, o Projeto Criolice realiza o evento Zumbi Vive, na Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira. O encontro terá palestras, capoeira e a tradicional roda de samba do Projeto Criolice. O clima do projeto ganhou notoriedade nas edições que foram realizadas entre as ruas K e L do Ponto Chic, em Padre Miguel, na Zona Oeste.

No repertório da roda de samba do Criolice, canções de Paulinho da Viola, Nei Lopes, Monarco, Candeia, Aniceto, Luiz Carlos da Vila, Cartola, Guilherme de Brito, Nelson Cavaquinho, alem de ritmos de terreiros de umbanda, candomblé e jongo. Participam os músicos Arifan Júnior, Jair Silva, Michael Sapienza, Beloba, Alex Almeida, Binho Pique Novo, Papau, Deivid Santana, e as cantoras Maryzelia, Flávia Saolli e Raphaela Mendes.

Em Niterói, a Casa de Samba do Candongueiro também estará de volta, no próximo domingo, dia 21. A partir das 13h, haverá roda de samba e feijoada. Mas é preciso apresentar comprovante de vacinação no dia.

História do Viaduto de Madureira

O Viaduto de Madureira, o Viaduto Negrão de Lima, é um centro de concentração popular, responsável pela difusão da cultura negra no estado. Além de eventos semanais e premiações, o espaço já recebeu diversas atrações internacionais e nacionais, como KeithSweat, Chingy, Montell Jordan, Darrius, Negra Li, Quelynah, Nina Black, SampaCrew, Dughettu, Sandra de Sá, Racionais MCs, al[em de outros artistas. O espaço oferece também oportunidades para novos talentos musicais voltados para black music e hip hop

O Viaduto de Madureira teve origem em 11 de maio de 1990, quando Leno, Pedro, Edinho e Xandoca, amigos e entusiastas do samba, se organizaram e fundaram o bloco carnavalesco “Pagodão de Madureira”, que se apresentava na parte inferior do Viaduto Negrão de Lima. No mesmo ano, em 19 de maio, um sábado, dia tradicional dos bailes que ocorrem hoje, começou o Baile Charme do Viaduto de Madureira, com os DJs residentes Markin New Charm, Kally e Loopy e dividindo o toca-discos na estreia com os convidados Dj Malboro (apoiando com seus equipamentos), Fernandinho e Corello. Três anos depois, o time era formado por Markin, Loopy, Michell, Kally e A.

O movimento hip hop carioca estava no auge e, contra a violência que acontecia na época nos bailes funk, os artistas optaram pelo ritmo “new jackswing”, divulgado em diversos bailes charme na época. Em 1995, o evento foi batizado de Projeto Rio Charme, e as dependências do viaduto passaram por uma reforma para controle e a segurança do público.

Em 2013, o Viaduto de Madureira foi definitivamente entregue ao Baile Charme. O prefeito Eduardo Paes declarou no Diário Oficial o Baile Charme do Viaduto de Madureira como “Bem Cultural de Natureza Imaterial” da Cidade do Rio de Janeiro.

Confira outros eventos na semana da Consciência Negra na capital

Quinta-feira, dia 18

MADUREIRA

  • 20h – Roda de Jongo (sob o Viaduto Negrão de Lima, na Praça das Mães) com o Fuzuê d’Aruanda, para saudar zumbi e comemorar os 11 anos de roda. Rua Carvalho de Sousa s\n.

Sexta-feira, dia 19

PARQUE DAS RUÍNAS

  • 18h – Abertura oficial do Teatro Ruth de Souza. Exibição de vídeo sobre a trajetória da atriz, morta em 2019. Em seguida, Valéria Monã interpreta “Ruth de Souza em movimento ancestral com o futuro”, com uma fala sobre o teatro negro, a relação com a Dona Ruth e os ensinamentos para as gerações futuras, além de performance de dança. Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa.
  • 19h – Pocket show com Áurea Martins. Com 81 anos, a cantora tem mais de seis décadas de carreira, tendo começado aos 19 anos. Dona de discos festejados como “Iluminante”, “Depontacabeça” e “Até sangrar”, este último CD valeu a ela o Prêmio da Música Brasileira de 2009, na categoria Melhor Cantora. Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa.

RIVALZINHO

  • 19h – Baile da Velha Guarda do Funk – DJ Vinil: Grand Master Raphael; Marcelinho; Gello; Ricardinho e Galo da Rocinha. Rua Álvaro Alvim s/n, Cinelândia.

Sábado, dia 20

ARENA FERNANDO TORRES

  • 9h às 18h – Feira com barraquinhas de comida, bebida e artesanato, ao som ambiente. Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira.
  • 10h às 17h – Ônibus elétrico com saídas às 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h. Retirada gratuita de ingressos pelo site bit.ly/buscultura. Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira.

CENTRO

  • 11h – Maracatu Baque Mulher, no Busto do Zumbi (Centro). Grupo de maracatu formado por mulheres, regido por Tenily. O grupo e uma extensão do Maracatu Baque Mulher de Recife, liderado pela Mestra Joana Cavalcante.

PADRE MIGUEL

  • 11h – Terreiro de Crioulo: uma das rodas mais animadas do Rio interpreta desde clássicos do Fundo de Quintal, Velha Guarda do Império Serrano, Velha Guarda da Portela e João Nogueira às atuais músicas de trabalho dos integrantes. Toca do Criolice. Rua Matriz de Camaragipe 153.
  • 15h – Busto de Zumbi. O busto em bronze é uma criação do artista Clécio Regis da figura de Zumbi. Foi erguido por iniciativa do Point Chic Charm e doada à cidade do Rio. Rua Figueiredo Camargo 110, Padre Miguel.

LAPA

  • 16h – Amir Haddad, na Praça Cardeal Câmara (Lapa), num espetáculo de variedade do grupo Tá na Rua, sobre a Consciência Negra no Brasil.

MADUREIRA

  • 21h – Baile Charme (sob o Viaduto Negrão de Lima, Madureira). Um dos bailes blacks mais antigos do Rio ainda na ativa, o evento tem os seus DJs residentes e sempre recebe convidados, além de atrações diversas, sempre no Dutão.

Domingo, 21 de novembro

ARENA FERNANDO TORRES

  • 9h às 18h – Feira com barraquinhas de comida, bebida e artesanato, ao som ambiente. Parque de Madureira.
  • 10h às 17h – Ônibus elétrico “Verão Verde”, com saídas: 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h. Retirada gratuita de ingressos pelo site bit.ly/buscultura. Parque de Madureira.
  • 10h – Batalha dos Barbeiros: 128 barbeiros competem nas categorias Corte e Desenho. As inscrições começam às 10h, e a competição, às 13h. Parque de Madureira.
-+=
Sair da versão mobile