De 20 a 26 de maio, Hortolândia – em frente ao Instituto Doné Eleonora, localizado na Rua João Alves, 288 – será o palco da 18ª edição do Festival Grito Cultural. Este ano, o evento reafirma seu compromisso de celebrar e fortalecer a cultura negra com o tema: “Justiça Climática Antirracista e Desenvolvimento Sustentável”.
O Festival propõe uma reflexão urgente sobre os impactos ambientais nas periferias, comunidades tradicionais e populações negra e indígena, incentivando a resistência coletiva, o cuidado com o planeta e a promoção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Há 17 anos o Grito Cultural vem se consolidando como uma plataforma de formação, inovação, geração de renda, impacto social, acolhimento e celebração. Espaço de encontro para disputas narrativas, valorização dos saberes ancestrais e contemporâneos, o Festival é também um motor de transformação social. Além disso, diversas atividades formativas – como oficinas, tutoriais, passarelas e rodas de diálogos – complementam o evento, promovendo a ampliação do conhecimento, dos valores étnicos e de gênero.
Programação da Semana
Terça-feira – 20/05 às 20h
Abertura do Festival
Com o grupo de dança Oju Obá, a apresentação “Corpo, mente e alma (Conexões Ancestrais)” traz uma fusão de dança ancestral, conexão com o território e espiritualidade, marcando o início de uma semana de resistência e celebração.
Quarta-feira – 21/05 às 19h
Live – Comunidades do Futuro: Racismo ambiental, emergência climática e ecologia para o amanhã
Com convidades especiais, este encontro virtual abrirá espaço para reflexões sobre as temáticas centrais do Festival – tema que dialoga com as lutas antirracistas e ambientais.
Quinta-feira – 22/05 às 19h
Roda de Diálogo Presencial – Comunidades do Futuro: Racismo ambiental, emergência climática e ecologia para o amanhã
Um momento de partilha, conexão e trocas de saberes coletivos, reforçando a importância do diálogo para a transformação social.
Sexta-feira – 23/05 às 19h
Apresentação Teatral
Apresentação do grupo Revolta da Chibata (Companhia da Jangada) que traz em cena narrativas artísticas em sintonia com a proposta do Festival.
A Grande Novidade: O Formato Festival em Três Dias
Nesta edição, a concentração das atividades principais assume o formato “Festival”, organizado em três dias marcantes:
Sábado – 24/05, a partir das 19h30
Exposição Visual “Sementes da nossa ancestralidade, resistir é plantar o futuro”
Esta exposição é um tributo aos saberes transmitidos por nossos ancestrais e um olhar para as novas gerações. Ao semear os ensinamentos do passado, o Festival reafirma que resistir é também construir um futuro de identidade e esperança.
Performance Samba e Poesia – Coletivo Gato às 20h
Um encontro poético-musical com ritmos de samba e versos que reverenciam a ancestralidade e a vivência periférica.
Domingo – 25/05, a partir das 13h
Cortejo Afro com Afoxé Oya Obirin Ode
A abertura do Festival neste dia destaca um vibrante cortejo afro, seguido por apresentações culturais diversas e pelo tradicional Concurso Miss Beleza Negra 2025, que homenageia a beleza, a força e a história da mulher preta.
Segunda-feira – 26/05
Encerramento: Conversa de Butiquim no Terreiro de Mainha com Convidado Especial
A Semana do Grito se encerra com uma roda de samba que celebra a união, o axé e os reencontros, marcando o fechamento de um ciclo de resistência e celebração.
Uma História de Luta e Legado
Idealizado por Doné Eleonora Alves ( em memória 1962–2021), mestra da tradição oral africana e líder espiritual do terreiro Ilê Asé Omo Oyá Bagan Odé Ibô, o Grito Cultural nasceu como resposta ao apagamento da presença negra em Hortolândia. Conduzido atualmente pela família de Doné, liderada pelo Ogan Alabê Rodrigo Alves, e por toda a comunidade do Ponto de Cultura Caminhos, o Festival consolidou-se como referência na promoção da cultura afro-brasileira na cidade de Hortolândia.
Reconhecido oficialmente por meio da aprovação do “Projeto de Lei nº 65/2012”, que instituiu o “Dia do Grito Cultural” no calendário oficial do município, o evento reforça o respeito à diversidade cultural e atua na transformação social ao dar voz às expressões frequentemente marginalizadas.
Informações e Convite
Data principal: Domingo, 25 de maio de 2025
Local: Festival Grito Cultural – Sede do Instituto Doné Eleonora / Ponto de Cultura Caminhos
Endereço: Rua João Alves (ant. 2), Nº 288 – Jardim Adelaide, Hortolândia/SP
Convidamos você para ser parte deste grande movimento!
Plante sua presença, fortaleça sua voz e junte-se à celebração da cultura, resistência e sustentabilidade. O Grito Cultural é do povo, é da periferia, é ancestral.