Festival Latinidades exalta a força da mulher negra

FONTEOi Futuro
Imagem retirada do site Oi Futuro

No que depender do Festival Latinidades, Brasília e todo o país vão conhecer a força da mulher negra. O festival, que acontece de 22 a 24 de julho no Museu Nacional da capital federal, traz o tema “Mulheres Negras-Todas as alternativas passam por nós” nesta edição de 2022.

Confira a programação completa

O projeto exibe uma programação extensa destaca a necessidade de reconhecer a contribuição das mulheres negras na sociedade e de referenciar e exaltar essas referências em vida. O evento conta com o patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. “Não que os caminhos para o futuro não devam passar por todas as pessoas. Inclusive, é necessário que passem. Nossa mensagem, diante dos terríveis indicadores impostos às mulheres negras, é de que existimos, somos muitas, potentes. E que devemos ter direitos e acessos garantidos, além de poder incidir de fato nos rumos da humanidade”, frisa Jaqueline Fernandes, fundadora e idealizadora do Festival Latinidades.

O Latinidades também tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e do Fundo de Apoio à Cultura, com o apoio cultural do Lab Sônica, Instituto Ibirapitanga, Oxfam Brasil, Fundação Open Society e Unfpa. Como parceiros, Inesc , DBN – Desfile Beleza Negra, Instituto Transforma, Instituto Akoma, Coletivo da Cidade, Conselho de Cultura do Varjão, Palco Comparsaria de Teatro, Articulação Nacional de Jovens Negras Feministas. A realização é assinada pelo Instituto Afrolatinas e Griô Produções.

Além da programação oficial, o festival antecipa o barulho nos dias 16 e 21 de julho, na Casa Afrolatinas e na Cidade Estrutural, respectivamente. Música, brinquedos infláveis, um dia de beleza serão algumas das atividades ofertadas. A iniciativa tem como foco meninas negras na idade de 14 anos. Prestes a completarem 15 anos, 15 meninas negras e periféricas receberão um dia de beleza e cuidados, uma feira de profissões para inspirar seus futuros e um bailinho de debutante.

Dentro do roteiro oficial, de 22 a 24 de julho, está incluso exposições, painéis, homenagens, oficinas, debates e muitos outros temas direcionados as mulheres negras.

Confira aqui a programação completa do festival.

-+=
Sair da versão mobile