Filósofa Sueli Carneiro recebe título de doutora honoris causa na UnB

FONTEUnB
A filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro (Foto: André Seiti

Uma das maiores expoentes do pensamento negro brasileiro, a escritora, filósofa e ativista Sueli Carneiro irá receber na quarta, 21, o título de doutora honoris causa na Universidade de Brasília. A homenagem, proposta pelo programa de Direitos Humanos da UnB, reconhece a trajetória da fundadora do Geledés, em 1988, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.

Autora de oito livros e vários artigos sobre o racismo no país, Carneiro  defendeu em 2005 a tese A fundação do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser, no curso de Filosofia da Universidade de São Paulo, em que utiliza os conceitos de Dispositivo e Biopoder, de Michel Foucault, para analisar as relações raciais no Brasil. Em sua vasta publicação, defende a necessidade de enegrecer o feminismo e denuncia o apagamento ou epistemicídio (conceito do filósofo português Boaventura de Sousa Santos) de mulheres negras que chegam ao poder.

Por sua obra e militância, a filósofa paulista recebeu vários prêmios, dentre eles: Prêmio Kalman Silvert (2021), Prêmio Especial Vladimir Herzog (2020), Prêmio Itaú Cultural 30 Anos (2017), Prêmio Benedito Galvão (2014) e Prêmio Direitos Humanos da República Francesa. Foi integrante do Conselho Nacional da Condição Feminina, onde criou o único programa brasileiro de orientação na área de saúde voltado para mulheres negras.

Serviço:

Título de doutora honoris causa de Sueli Carneiro – UnB

21/09/2022 – quarta-feira, 16h

Auditório Esperança Garcia da Faculdade de Direito da UnB

Campus Darcy Ribeiro

-+=
Sair da versão mobile