Fiocruz recomenda vacinação contra a Covid para crianças a partir de cinco anos

Enviado por / FontePor Mylena Guedes, da CNN

Em nota técnica divulgada nesta terça-feira (28), Fundação afirma que imunização nessa faixa-etária é essencial para evitar internações e mortes pelo vírus

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta terça-feira (28) uma nota técnica que destaca a importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos.

No documento, a Fiocruz afirma que a imunização nessa faixa-etária é fundamental para evitar internações e mortes pela doença, além de reduzir a transmissão do vírus.

Diante do avanço da variante Ômicron em diversos países, a Fiocruz ressalta que há uma preocupação com a transmissão da nova cepa, principalmente em indivíduos não vacinados, o que faz das crianças abaixo de 12 anos um grande alvo dessa e de outras variantes de preocupação.

Outro ponto ressaltado na nota é em relação ao retorno pleno das atividades escolares.

“Ainda que crianças adoeçam menos por Covid-19 e menos frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e fora dela.

A vacinação de crianças se apresenta, portanto, como alternativa robusta para garantir a continuidade de oferta de escola na forma presencial”, diz um trecho do documento.

No último dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o imunizante da Pfizer para crianças a partir dos cinco anos. A autorização ocorreu após serem feitos testes e ensaios clínicos em diferentes fases e a utilização da vacina em pessoas dessa idade, em outros países.

A Fundação ressalta, ainda, que eventos adversos pós-vacinas são raros e menos frequentes que as risco de complicações pelo vírus. Nos Estados Unidos, os indicadores mais recentes revelam que cerca de 5 milhões de crianças entre 5 e 11 anos de idade já foram imunizadas, sem eventos adversos significativos.

No Brasil, até o dia 4 de dezembro, foram hospitalizadas quase 20 mil pessoas com menos de 19 anos com diagnóstico positivo para a Covid-19.

Enquanto isso, na faixa etária de menores de 1 ano, foram notificados 5.126 casos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19, de 1 a 5 anos foram 5.378 casos e, de 6 a 19 anos, 9.396 casos.

Em relação as mortes, foram notificados 1.422 óbitos por SRAG confirmados por Covid-19. Desses, 418 tinham menos de um ano de idade, 208 vítimas tinham até cinco anos e 796 tinham entre seis a 19 anos.

+ sobre o tema

Médicos fazem laqueadura em mulher grávida

A cirurgia foi realizada em outubro na cidade de...

Deises e Leilanes: abandonadas sem vale-táxi e SAMU-cegonha, por Fátima Oliveira

É cruel a assistência ao parto em muitos recantos...

Dos 32 países da Copa, Brasil foi quem mais reduziu mortalidade infantil, diz estudo

Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo,...

Brasileiro consome mais que o dobro do sal recomendado pela OMS

Jefferson Puff Apesar do alardeado resultado de um acordo entre...

para lembrar

O Sol de Cada Um

Desde que me tornei juíza e passei a morar...

Patroas, empregadas e coronavírus

Nós, mulheres da elite, lamentamos a difícil tripla jornada...

Domésticas defendem direito à quarentena remunerada e dividem patrões

Todos os dias Margarida*, 39, paga R$ 6,50 pela...
spot_imgspot_img

Vacinação contra HPV, principal causador de câncer de útero, passa a ser em dose única

A vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), principal causador de câncer de colo de útero, além de outros tipos, passa a ser em dose única. A ação foi anunciada...

Dengue: adolescentes de 12 a 14 anos já podem se vacinar no DF

Adolescentes de 12, 13 e 14 anos já podem receber a dose contra a dengue no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de...

Crianças de 10 a 11 anos serão as primeiras a vacinar contra dengue

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das vacinas contra a dengue. A pasta informou ainda que o lote inicial será...
-+=