A 14ª edição da Flup, a Festa Literária das Periferias, vai promover o encontro entre duas das principais escritoras da atualidade: a britânica Bernardine Evaristo e a brasileira Conceição Evaristo. As autoras vão participar de uma mesa de debates no dia 13 de novembro, no Circo Voador, casa de eventos no Rio de Janeiro que sedia o evento.
Bernardine é vencedora do prêmio Booker por “Garota, Mulher, Outras”, editado no Brasil pela Companhia das Letras. Já Conceição, autora de “Olhos D’água” e “Macabéa: Flor de Mulungu”, foi a grande homenageada do Prêmio Jabuti de 2019, reconhecida como personalidade literária.
A programação deste ano da Flup é centrada em escritoras negras. Também estão confirmada as participações da franco-senegalesa Marie NDiaye, da cineasta francesa Alice Diop, da ex-ministra da Justiça da França Christiane Taubira e da professora holandesa Gloria Wekker, que vem lançar diários inéditos de Audre Lorde, com que trabalhou.
Já entre as brasileiras, vão participar a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, as pesquisadoras Jurema Werneck e Leda Maria Martins, as escritoras Cidinha da Silva, Luciany Aparecida e Ryane Leão, o professor Kabengele Munanga e os músicos Tiganá Santana e Lia de Itamaracá.
A Flup ocorrerá de 11 a 17 de novembro.