Foto de Kim Kardashian pode ter relação com piada racista

Enviado por / FonteDo Terra

O traseiro de Kim Kardashian foi, definitivamente, o assunto da semana. Após aparecer completamente nua – e besuntada de óleo – na capa da revista americana Paper, ela virou alvo de elogios, críticas, memes, piadas e, agora…de reflexão.

As opiniões se dividiram entre os que acharam a capa sensacional e os que torceram o nariz, dizendo que não aguentam mais ver Kim sem roupa. “Ela é mãe”, é uma das acusações mais comuns entre o pessoal ‘do contra’.

kimkardashiananaliseracialmontagemdiv
(Foto: Imagem retirada do site Terra)

Mas não demorou para que o burburinho se transformasse em uma análise um pouco maior sobre a origem da foto, que poderia estar associada a conotações raciais.

Tudo começa com o nome do renomado fotógrafo que assina as fotos de Kim: o francês Jean- Paul Goude.

O profissional na verdade recriou uma foto icônica de sua autoria, do ano de 1976. Chamada de “Champagne Incident” e estrelada pela modelo Carolina Beaumont, ela mostra uma mulher negra diante de uma parede azul.

Ela estoura uma garrafa de champagne enquanto equilibra uma taça no bumbum ‘avantajado’. Exatamente como foi feito com Kim.
O site The Grio defende que Kim não tenha conhecimento sobre o contexto histórico que a imagem tem, e investigou o que poderia ter motivado o fotógrafo a clicar uma mulher negra dando tanta ênfase ao seu ‘derriére’.

Para a publicação, Carolina Beaumont remonta a imagem de Saartije Baartman,que foi uma das últimas africanas que eram exibidas como aberração em shows no final do século 19, na Europa.

Blue Telusma, que assina o artigo, faz inclusive uma observação sobre a definição de Saartije, que teria sido uma mulher cujas nádegas lhe trouxe uma fama questionável. Por isso, era exibida como objeto sexual em shows de horror. “Soa familiar?”, questiona o texto.

Em contrapartida, o artigo também defende o fotógrafo, exibindo trecho de um artigo sobre ele e sua então namorada, Grace Jones, na revista People em 1979.

kimkardashiananaliseracialgracejonesdiv
(Foto: Imagem retirada do site Terra)

Filho de um engenheiro francês e de uma dançarina americana, ele cresceu em Paris e teria se apaixonado pelas “minorias étnicas” desde que conheceu o trabalho da companhia de dança do africano Alvin Aley. “Os negros são a premissa do meu trabalho”, disse na entrevista.

Fato é que Goude clicou Grace em outra foto histórica, e é aí que a foto de Kim volta a ficar controversa.

De acordo com especulação do site Lemonage Maker, Kim não só conhecia este contexto histórico, como o ensaio teria alguma ligação com seu marido, Kanye West.

Isso porque o rapper também reproduziu a foto de Grace Jones em 2010, com sua então namorada Amber Rose e chegou a usá-la em um disco.

Nela, a modelo negra e de cabeça raspada aparece nua, usando apenas um top, e segurando um microfone.

Se o casal estava a par das questões raciais por trás da imagem, não se sabe, e muito menos se têm noção dos desdobramentos disso. Mas mais uma vez o nome Kardashian consegue atenção e amplo espaço na mídia, habilidade inegável da sociality e empresária.

+ sobre o tema

W.E.B. Du Bois

William Edward Burghardt "W. E. B." Du Bois (Great...

Aretha Franklin regrava Adele

Pode apostar que a sempre sofrida Adele acordou nesta segunda-feira...

Anderson Rodrigues

Anderson de Oliveira Rodrigues ,21/05/1974, Belo Horizonte (MG), Clube:...

Aprendiendo de la Seppir

"Las desigualdades sociales sólo podrán ser enfrentadascuando se...

para lembrar

Carta de entidades do movimento negro ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Senhor Presidente, Historicamente, o Estado brasileiro tem acirrado, em vez...

Black e poderoso: Festival Cultural do Harlem vem à tona 50 anos depois

O que explicaria o quase total desconhecimento sobre um festival...

Yemanjá

Dia: 2 de fevereiro  Cor: Branco, Prateado, Azul e Rosa Símbolo:...

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...
spot_imgspot_img

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentações gratuitas em São Paulo

A cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural Mel Duarte, conhecida por sua brilhante performance de "spoken word", celebra o quinto aniversário do seu...
-+=