Fotógrafo pede desculpas por ter alterado cabelo de Lupita Nyong’o em revista: “Foi um erro monumental”

Como todos devem ter visto, Lupita Nyong’o usou as redes sociais na última sexta (10) para fazer um desabafo após notar que suas fotos para a revista Grazia tinham sido alteradas. Na edição, a estrela teve seus cabelos crespos e volumosos, que estavam presos no momento das fotos, retirados e alisados digitalmente e sem autorização prévia.

Do Hugo Gloss

Foto: Valerie Macon — AFP/Getty Images

Nesta segunda (13), o fotógrafo vietnamita An Le, responsável pelo ensaio e pela edição das fotos, resolveu se desculpar pelo erro. “Eu tirei um tempo para refletir na minha parte no incidente envolvendo Grazia e Nyong’o. Eu percebo agora que foi um erro incrivelmente monumental que eu fiz e eu gostaria de aproveitar para pedir desculpas a Nyong’o e a todos os outros que ofendi. Embora não fosse minha intenção ferir ninguém, posso ver agora que alterar a imagem de seu cabelo foi um ato incrivelmente prejudicial. Como imigrante que sou, é meu dever ser um defensor da representação da diversidade da beleza neste setor. Eu vou demonstrar ainda mais isso nos meus próximos trabalhos“, disse Le em comunicado à imprensa.

E ele continuou: “Não há desculpa para as minhas ações. Eu lamento profundamente pela dor que causei a senhorita Nyong’o, uma mulher que eu admiro há algum tempo já. Mais uma vez, gostaria de dizer que sinto muito a todos que ofendi. Quero agradecer a Lupita por abordar esta questão tão importante“.

Em seu relato nas redes sociais, Lupita afirmou que estava decepcionada com a publicação e finalizou que se tivesse sido consultada, teria explicado que não apoiaria ou toleraria a omissão da herança nativa de acordo com o gosto da revista. A atriz ainda reforçou que o caminho contra o racismo é, infelizmente, longo. “Ainda há um longo caminho a percorrer para combater o preconceito inconsciente contra a pele, estilo e textura dos cabelos das mulheres negras”, escreveu ao final do texto.

Em resposta divulgada na sexta, a revista disse que estava “empenhada em representar a diversidade” e pediu desculpas à atriz. “Em nenhum momento fizemos qualquer pedido editorial ao fotógrafo para o cabelo de Lupita Nyong’o ser alterado na capa desta semana, nem nós alteramos“, declarou a publicação.

[Via The Guardian]

-+=
Sair da versão mobile