Início Questões de Gênero Mulher Negra Francia Márquez diz acreditar que Brasil terá presidente negra no futuro

Francia Márquez diz acreditar que Brasil terá presidente negra no futuro

Vice-presidente eleita da Colômbia se reuniu nesta quarta (27) com Anielle Franco e parlamentares no Rio

A vice-presidente recém-eleita da Colômbia, Francia Márquez, em encontro no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Em encontro com parlamentares e pré-candidatas negras, na manhã desta quarta (27), no Rio de Janeiro, a vice-presidente recém-eleita da Colômbia, Francia Márquez, disse acreditar que o Brasil terá no futuro uma presidente negra.

Ela também se colocou à disposição para contribuir com a entrada na política no Brasil de mais mulheres negras.

O evento ocorre no dia em que a vereadora Marielle Franco completaria 43 anos. Assassinada a tiros em 2018, o nome da parlamentar foi lembrado como referência política e como exemplo de violência que não pode mais acontecer. Quatro anos depois, o crime ainda não foi solucionado.

Irmã de Marielle, a educadora e presidente do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, esteve presente no encontro, assim como as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).

Francia e as brasileiras também falaram sobre os desafios e estratégias para as eleições brasileiras a partir da experiência da Colômbia, que acaba de eleger Gustavo Petro como presidente do país.

O encontro foi organizado por entidades negras e da sociedade civil como o Instituto Marielle Franco, Instituto Ibirapitanga, Mulheres Negras Decidem, Instituto Alziras, Instituto Peregum e Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

-+=