Funcionária de loja chama menina negra de 9 anos de ‘ladra’ e família denuncia racismo no Shopping Del Rey, em BH

Caso ocorreu no último sábado (26). Polícia registrou boletim de ocorrência como calúnia.

FONTEG1, por Guilherme Pimenta, Laís Politi e Magno Dantas
Portal Geledés

A família de uma menina de 9 anos denunciou ter sido vítima de racismo em uma unidade da loja All Mini, no Shopping Del Rey, que fica no bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte. O caso ocorreu no sábado (26).

De acordo com a mãe da vítima, a criança foi com a irmã mais velha, de 23 anos, até a loja para comprar prendedores de cabelo. Elas estavam acompanhadas por três adolescentes. Enquanto as clientes escolhiam as peças, perceberam que eram seguidas e observadas por uma funcionária.

“O tempo inteiro elas foram vigiadas, a minha filha comprou um item no valor de R$ 8 e foi pago em dinheiro. Ela esperou minha filha pagar, abordou a minha filha na frente dos clientes, constrangeu a minha filha e falou com ela: ‘Você é ladra, você está roubando. Você está pegando joias da loja e colocando na mochila’’ Minha filha não estava com mochila e a loja não tem joias”, contou a mulher.

As vítimas saíram da loja e encontraram com os pais nos corredores do shopping. Ao relatar o ocorrido, todos voltaram até a loja para esclarecer os fatos e mostrar a nota fiscal. De acordo com o boletim de ocorrência, uma funcionária afirmou que a menina de 9 anos havia furtado objetos do local.

“Eu questionei. ‘Quero saber o que aconteceu. Minha filha é menor, como vocês abordaram? Como tem câmera na loja, me apresente esse vídeo, o momento exato que a minha filha estava furtando’. A funcionária começou a rir da minha cara e respondeu: ‘Não vou mostrar nada, não. Aquela menininha é ladra’. Falou na minha cara”, disse a mãe das vítimas.

O pai das meninas é policial penal e sacou a arma. Segundo o boletim de ocorrência, apontou para as funcionárias, que correram. Os seguranças do shopping e a Polícia Militar foram acionados. Os envolvidos foram levados para a delegacia, ouvidos e liberados.

A Polícia Civil informou que um procedimento foi instaurado para apurar o ocorrido. Também será feita uma análise das imagens das câmeras e testemunhas serão ouvidas para verificar se houve crime de calúnia ou racismo.

O advogado William Santos, que representa a família, discordou da classificação da ocorrência no registro policial, qualificada como calúnia.

“Primeiro, trata-se de crime de racismo, que vai contrário ao boletim de ocorrência que foi feito. Mexeu com parte da sociedade é que maioria da população brasileira. E por uma situação que não se desenhou como crime de calúnia, como consta no boletim de ocorrência. No mínimo, é um crime de injúria racial”, afirmou.

O Shopping Del Rey informou que repudia toda e qualquer forma de discriminação e está à disposição para apoiar o trabalho da apuração das autoridades competentes.

A reportagem procurou a loja All Mini e aguarda retorno.

-+=
Sair da versão mobile