Fundadora do primeiro Grupo de Pais de Homossexuais do país faz palestra em Sorocaba

“Se você sabe ou desconfia que seu filho/a é homossexual, venha trocar ideias conosco”. A frase no centro da página principal do site do primeiro Grupo de Pais de Homossexuais (GPH) do Brasil é um convite e oportunidade para mudar a postura, rever os próprios conceitos e aprender a lidar com a dificuldade em aceitar a orientação sexual no seio familiar. Embora a sociedade seja estimulada a encarar o tema cada vez mais de frente, seja por meio da mídia ou pelos avanços na legislação, a aceitação da diversidade sexual depende de uma mudança cultural, pois em muitos lares brasileiros o assunto continua a ser tabu.

por Telma Silvério,
telma.silverio@jcruzeiro.com.br

Em Sorocaba, a diversidade sexual deve ganhar destaque dia 14 de março, quando o município recebe, pela primeira vez, para debater o tema, a fundadora e presidente do GPH, a escritora e professora universitária Edith Modesto. Considerada referência nacional quando o assunto é a aceitação familiar da homossexualidade, a especialista debaterá sobre o tema: “Pais e filhos: a dificuldade com diferenças de sexualidade e gênero”. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), a iniciativa tem como objetivo principal levantar a discussão como primeiro passo para a criação de uma Escola de Pais de Homossexuais.

Valendo-se de sua própria experiência e das mensagens que recebe diariamente, de pais, mães, jovens, filhos e filhas que participam do Grupo de Pais de Homossexuais, Edith Modesto abordará a dificuldade de lidar com a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, especialmente em casa. Antes de vir à Sorocaba, no entanto, a especialista concedeu uma entrevista à equipe do Ela. As questões tratam basicamente da dificuldade da aceitação e não-aceitação dos pais em relação à orientação sexual de seus filhos (as).

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

-+=
Sair da versão mobile