Garoto negro toca cabeça de Obama para sentir cabelo do presidente

Após visita, menino diz que quer ser presidente ou piloto de testes

 

 

Em 2009, um garoto de cinco anos visitou com a família o então recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Jacob Philadelphia ficou conhecido em todo o país após uma foto em que aparece tocando a cabeça do presidente americano.

A conversa entre os dois não havia sido revelada até essa semana, quando o jornal The New York Times divulgou o que Obama e Jacob conversaram em uma das salas da Casa Branca.

O pai de Jacob, um fuzileiro naval, levou a família para conhecer Obama. Ao final do encontro, Jacob, vestido de acordo com a ocasião, disse que gostaria de saber se o cabelo de Obama era igual ao seu.

Segundo o New York Times, o diálogo foi o seguinte:

Jacob: “Eu queria saber se meu cabelo é igual ao seu”. Jacob falou tão baixo que Obama pediu para que o garoto repetisse a pergunta.

Ao entender a pergunta, Obama disse:

“Por que você mesmo não toca e vê?”

Obama então abaixa a cabeça até ficar da altura de Jacob, que não tocou a cabeça do presidente.

“Toca, cara!” disse Obama.

A famosa foto foi tirada nesse momento: Jacob estica o braço e toca o cabelo do presidente.

Ao levantar, Obama pergunta o que o menino achou.

“Sim, é igualzinho ao meu” respondeu Jacob.

Com a imagem, Obama reforçou sua imagem de símbolo entre os negros. O pai de Jacob, que hoje serve no Afeganistão, diz que “é importante para crianças negras verem um presidente negro. Você pode acreditar que qualquer posição é possível quando vê um negro a ocupando”.

Atualmente com oito anos, Jacob disse que ele certamente que quer ser presidente “ou piloto de testes”.

A foto de Obama com o garotinho ficou pendurada no Salão Oval da Casa Branca por mais de três anos e também em diversos gabinetes americanos.

 

 

Fonte: R7

-+=
Sair da versão mobile