Geledés e Fundo Malala renovaram a parceria para o desenvolvimento de nova edição do projeto “Defesa do direito à educação de meninas negras”, com foco em ações para a garantia do direito ao ingresso, permanência e conclusão da formação das meninas negras na educação básica.
Como decorrência das atividades realizadas pelo Programa de Educação, desenvolvemos o Método Geledés de Formação para Equidade Racial e de Gênero, que envolve a perspectiva interseccional para a produção de diagnóstico educacional e plano de ação de políticas públicas intersetoriais para o enfrentamento às desigualdades de raça, gênero e território. Este método forma gestores educacionais e de políticas públicas para a atuação transformadora nos territórios, assim como promove junto à sociedade civil ações de defesa de direitos e acompanhamento/monitoramento das mudanças. No método Geledés, a equidade racial e de gênero ultrapassa o usual tratamento como uma temática e assume uma forma de fazer cotidiana e contínua. Busca-se discutir e enraizar práticas institucionalizadas para enfrentar as desigualdades.
Nesta perspectiva, firmamos parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campinas, com o compromisso de colaborar na construção de políticas que promovam a redução das desigualdades, o que inclui desenvolver diagnósticos interseccionais e apresentar propostas para a implementação de políticas educacionais e intersetoriais voltadas à equidade de raça e gênero.
A parceria busca fortalecer políticas educacionais inclusivas na rede municipal de ensino de Campinas, promovendo uma educação comprometida com a redução das desigualdades e a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
No primeiro trimestre do ano, realizamos o planejamento da formação de gestoras e gestores públicos para a equidade racial na educação básica, com a definição do cronograma de trabalho com a equipe da SME Campinas e do Programa Memória e Identidade, Promoção da Igualdade na Diversidade (MIPID), área responsável pela implantação de política pública de ações afirmativas de reconhecimento e valorização da cultura multicultural e pluriétnica, como ações de combate às discriminações étnico-raciais. A partir de abril, iniciamos o acompanhamento técnico do GT Antirracista, que reúne diferentes áreas e setores da gestão educacional da cidade, visando oferecer orientações técnicas para a implementação da educação para as relações étnico-raciais, acompanhamento que se estenderá até dezembro de 2026. A partir do segundo semestre, ofereceremos mais duas turmas do curso Gestão Educacional para a Equidade de Raça e Gênero, que formará novos setores e agentes da política pública municipal.