Geledés Instituto da Mulher Negra abre edital para segunda turma do Curso de Multimídia

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre edital para a segunda turma de formação multimídia. As inscrições vão até 10 de fevereiro de 2023. 

Em parceria com o Zoom Cares,  curso gratuito irá capacitar 100 jovens negros da cidade de São Paulo, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho e estimular a produção em diferentes àreas da comunicação com enfoque nas temáticas de raça e gênero. 

A segunda turma formará 45 jovens no primeiro semestre de 2023. 

A capacitação ocorrerá de maneira híbrida e em quatro módulos, sendo que 30 horas destinadas para as aulas teóricas, 60 horas voltadas ao ensino prático e 20 horas para que os jovens realizem a entrega final do produto. 

Foi uma grande surpresa todas as entregas feitas pela primeira turma do curso. Este ano, reestruturamos as aulas e pensamos em novos profissionais que vão estar conosco no primeiro semestre de 2023”, afirma Natália Carneiro, coordenadora de Comunicação Institucional, de Geledés .

A formação  busca construir um novo olhar social sobre a população negra, partindo da perspectiva de que é possível se comunicar com a juventude e construir narrativas positivas, sem os estereótipos relacionados a violência, pobreza ou assistencialismo.

“Vamos fazer uma formação com pessoas na faixa etária dos 18 a 30 anos. O objetivo é pensar em como esses jovens irão ingressar no mercado de trabalho tendo como base um conteúdo com enfoque em raça e gênero, que é um dos pilares da organização”, completa Natália de Sena Carneiro.

Durante a capacitação, os estudantes também irão se aprofundar em temas relacionados ao audiovisual e comunicação. Além disso, serão promovidas oficinas de produção de texto, vídeo, áudio, edição; e a construção e marcos do cinema negro ao longo da história. 

“No núcleo de formação, teremos palestrantes e orientadoras/es técnicos, que trarão recursos técnicos e ampliação de repertório aos jovens, seja em questões estéticas ou sócio-políticas. Para a formação prática, temos o objetivo de possibilitar o acesso às metodologias de produção audiovisual e multimídia, como meios de construção de linguagem para a comunicação independente ou institucional”, diz Day Rodrigues, coordenadora de audiovisual e de formação pedagógica no  curso. 

Essa não é a primeira vez que Geledés se propõe a trabalhar com capacitações neste âmbito. Entre outras ações de grande destaque se encontram o Projeto Rappers (1992 – 1998), o Geração XXI (iniciado em março de 1999), além de cursos de capacitação profissional.

Para esse projeto, os orientandos  terão a escolha de desenvolver a produção de uma reportagem multimídia, contendo produção  documental e podcast. Na entrega final, todos os estudantes terão que produzir um texto para a divulgação do material nas redes sociais de Geledés. 

A primeira etapa da formação será feita de maneira online, enquanto a segunda será presencial aos sábados dentro da organização. Para participar dos encontros, os jovens receberão alimentação e auxílio transporte.

“Almejamos que esses jovens  tenham uma bagagem não só teórica, mas também prática para imprimir isso na vida profissional deles”, concluiu Natália.

Inscreva-se

-+=
Sair da versão mobile