#Geledés30anos – Negros e Mulheres no Processo Constituinte

Resgate do momento político que permitiu a emergência de organizações da sociedade civil como Geledés Instituto da Mulher Negra e outras iniciativas dos movimentos de mulheres e negros no Brasil. Análise ancorada no processo que resultou na Constituição Federal de 1988, consagrando os novos direitos para negros e mulheres. Diálogo com as novas gerações de militantes sobre o legado de lutas e conquistas dos movimentos das mulheres e negros nas últimas três décadas.


 

Palestrantes:

Edson Cardoso 

Coordenador do ÌROHÍN – Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira; doutor em educação pela USP; jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasilia.

Helena Theodoro

Doutora em filosofia (UFG), Mestre em Educação (UFRJ), Pós-Graduação em Tecnologia Educacional – Fundação Konrad Adenauer (Alemanha); Especialista em Cultura Negra e Carnaval; foi Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro – CEDINE.

Hélio Santos 

Mestre em Finanças e doutor em Administração pela FEA-USP. Presidente do Conselho do Fundo Baobá para a Equidade Racial; presidente do Instituto Brasileiro de Diversidade (IBD) e diretor do Aceleradora Vale do Dendê.

Maria Betânia Ávila

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Co-Fundadora e pesquisadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. 

Rafael Pinto 

Coordenador Estadual do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira-Cenarab/Conen; Ogan Pejigan do Ilê Axé Iansan/Araras.

Debatedores: 

Douglas Belchior 

Historiador; membro do Conselho Geral do Movimento UNEAFRO-Brasil; editor do Blog Negro Belchior.

Viviane Ferreira  

Cineasta e advogada com atuação voltada para direitos autorais, direito cultural e direito público. Preside a Associação Mulheres de Odun; sócia-fundadora da empresa Odun Formação & Produção.

Mediação: 

Sueli Carneiro – Coordenadora Executiva – Geledés Instituto da Mulher Negra.

 

Acompanhe como foi a segunda mesa

 Mulheres em luta – ontem e sempre

 

-+=
Sair da versão mobile