‘Gestos’ ocupa a cidade em exposição ao ar livre com obras expostas em sete bairros

FONTEPor Julia Ribeiro, do Informe Floripa
Foto: Larissa Usanovich

A arte é fundamental para a convivência humana. Permite que ampliemos as percepções sobre as pessoas ao nosso redor, convida a um olhar humanizado àquele que é diferente ou igual a nós. Foi a partir dessas e de outras reflexões que a artista visual Monique Cavalcanti, a Gugie, concebeu Gestos, exposição que faz parte do trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais da Udesc e estará em cartaz entre os dias 10 a 13 de setembro, online pelo Instagram e também nas ruas de Florianópolis, que se transformarão em galeria.

A novidade é a maneira de contemplar as obras proposta pela artista – as oito telas estarão expostas nas ruas, em muros espalhados por sete bairros da Capital. O público está convidado a contemplar as obras mais próximas de sua casa ou trabalho, mas no Instagram do projeto haverá um percurso sugerido para quem desejar conferir a exposição completa. A ideia é oferecer uma experiência diferente e inédita, que proporcione uma sensação de aproximação – especialmente em tempos de isolamento social. Quem não puder acompanhar pessoalmente poderá participar online, assistindo aos vídeos da artista, às lives com convidados e outras atividades virtuais.

“A escolha dos locais aconteceu da mesma forma de quando escolho o muro para um trabalho de grafite. Mas me senti com olhar curatorial, planejando, visualizando cada obra no local escolhido, pensando o percurso, o alcance, a estética ao redor. A cidade virou uma galeria para mim. Quero que a exposição atraia tanto quem gosta de arte quanto quem não conhece, que nunca foi a um museu”, explica Gugie.

A artista desenvolve sua poética em diferentes formatos: muros, telas, performance e desenho digital, com trabalhos que abordam convivência social, a relação consigo e com o outro. Como pessoa negra, busca na arte produzida nas ruas um espaço de diálogo e ocupação representativa, fortalecendo a visibilidade, apostando em uma estética da autoestima e colocando negros como protagonistas. Essa proposta fica evidente em Gestos, cujas obras foram idealizadas a partir de memórias e afetos da artista. As referências são fotografias do repertório visual de Gugie, que captam momentos em que as pessoas se comunicam por gestos que, muitas vezes, dizem mais que palavras.

“Quando estamos próximos de alguém, olhamos com detalhes os olhos, os cantos das bocas, os pequenos gestos como a mão do filho no colo da mãe. O meu desejo pessoal com estas obras é manifestar uma proximidade, relatar a possibilidade de bem-estar que gestos amorosos podem transmitir”.

Todas as obras retratam pessoas negras, referência que vem aparecendo com constância no trabalho da artista, que possui diversos murais pela região. Na Capital catarinense, destaca-se a homenagem a Antonieta de Barros (2019), primeira deputada estadual negra do país e primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina. A obra, um grande mural no centro da cidade, também leva assinatura de Tuane Ferreira e Valdi. Em 2019, Gugie ainda participou da 1ª Bienal Black Brazil Art, com a performance Obra de Arte, no Museu Histórico de Santa Catarina.  Para ela, ao criar uma relação própria com as obras de Gestos, o espectador naturaliza a felicidade e a dignidade das pessoas negras.

“Como venho do grafite, a gente tem uma construção dos personagens que coloca na rua e vai criando um estilo aos poucos. Eu venho construindo o meu e tenho gostado muito do resultado de retratar pessoas negras com uma autoestima boa. É algo muito político e que comunica de uma forma mais eficaz. O primeiro que fiz nessa linha de narrativa foi
este ano, na descida do morro da Lagoa, mas a Antonieta de Barros não deixa de ter sido precursora nesse meu desenvolvimento.Transmite bem-estar, dignidade, força. É uma questão que está cada vez mais presente na minha vida. Hoje, minha consciência racial é muito maior”, finaliza a artista.

Como participar

No Instagram da exposição, haverá um mapa indicando os locais onde estarão localizadas as obras. O público escolhe como quer apreciar a exposição e quais obras deseja ver. Para quem quiser conferir a exposição completa, haverá ainda um percurso sugerido.

As telas estarão instaladas nos muros escolhidos pela artista, junto a mais informações sobre o trabalho e a exposição. No dia 10, às 18h, haverá a inauguração virtual da exposição, com um vídeo de apresentação da artista falando sobre o processo e com o público. O texto curatorial é assinado por Francine Goudel e também será apresentado nesse momento.

A artista também preparou uma ação especial em parceria com a UNIKA para marcar a inauguração e que remete à vernissage – a cervejaria enviará um mimo surpresa para os 12 primeiros que contemplarem as obras. Para participar é simples: basta bater fotografar uma das obras e fazer um post no Instagram Stories com a hashtag da exposição #euvigestos, seguir a cervejaria e o perfil do projeto. A produção entrará em contato via DM para enviar o mimo. Para a segurança de todos, é obrigatório o uso de máscaras. Caso outras pessoas estejam contemplando a obra, recomendamos que aguarde sua vez e mantenha distância de, no mínimo, 1,5 m.

Exposição Gestos, de Monique Cavalcanti “Gugie”
Quando: de 10 a 13 de setembro
Onde: Muros espalhados por Florianópolis e pelo Instagram do projeto (@exposicaogestos)
Quanto: gratuito

-+=
Sair da versão mobile