Governo de SP revê de 3 mil para 50 mil público de ato pró-Dilma

Segundo nova estimativa do governo estadual, 50 mil pessoas participaram de ato - Marcos Alves / Agência O Globo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/governo-de-sp-reve-de-3-mil-para-50-mil-publico-de-ato-pro-dilma-18319449#ixzz3ufaygGob © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

PM paulista admite falha ao informar quantas pessoas participaram de manifestação

Do O Globo 

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) admitiu que houve falha na comunicação da Polícia Militar ao divulgar a estimativa de público que participou da manifestação da noite de quarta-feira contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O órgão havia divulgado, inicialmente, que o ato reuniu 3 mil pessoas. Nesta quinta-feira pela manhã, porém, a Polícia Militar, que está subordinada à SSP, informou que 50 mil pessoas estiveram no protesto.

Procurada no início da noite de quarta-feira, a secretaria disse que a manifestação, inciada na Avenida Paulista, tinha 3 mil pessoas. A pasta manteve o mesmo número até o final do ato, às 21h. Os organizadores calcularam em 70 mil o total de presentes.

“O registro de 3 mil manifestantes refere-se ao início da manifestação, atingindo 50 mil manifestantes no seu ápice, pela contagem da PM”, diz nota publicada no site da Secretaria de Segurança Pública, no final da manhã desta quinta-feira.

Questionada, a SSP explicou, também em nota, que a medição de público da Polícia Militar é realizada através de uma ferramenta tecnológica chamada Copom Online, que utiliza recursos de mapas e georreferenciamento, baseadas nas imagens de câmeras de monitoramento.

“A Secretaria da Segurança Pública esclarece, ainda, que houve um problema de comunicação na PM ao divulgar a estimativa de manifestantes no protesto de quarta-feira”, admitiu, por fim.

Com a revisão, a manifestação pró-Dilma ultrapassou em público o ato a favor do impeachment, ocorrido no último domingo, que teve, segundo a PM, 30 mil pessoas.

 

-+=
Sair da versão mobile