Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

A ação visa incluir o tema nas pautas prioritárias da Câmara e do Senado

FONTEGeledés Instituto da Mulher Negra
Gabinete deputada federal Ana Paula Lima (PT/RS)

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés – Instituto da Mulher Negra (SP) realizaram uma série de visitas estratégicas aos gabinetes de parlamentares no Congresso Nacional, em Brasília. A ação contou também com a participação de Cleber Guimarães do Escritório Mattos Filho.

O objetivo das reuniões foi sensibilizar lideranças políticas sobre a importância de políticas públicas antirracistas voltadas para a primeira infância, especialmente em municípios onde crianças negras, indígenas, quilombolas e de terreiros são frequentemente invisibilizadas e vulnerabilizadas.

A ação faz parte da agenda do Grupo Articulador de Enfrentamento ao Racismo desde a Primeira Infância, composto por onze organizações da sociedade civil.

Gabinete deputada federal Ana Paula Lima (PT/RS) – Divulgação

O segundo dia de visitas começou no gabinete da deputada Ana Paula Lima (PT-RS), onde a equipe foi recebida pela assessora legislativa Isabela Abchain. O foco foi discutir a carta aberta e propostas para políticas municipais de primeira infância sem racismo. Na reunião, Isabela comprometendo-se a entregar o material à deputada.

Gabinete Senador Cid Gomes (PSB/CE) – Divulgação

Em seguida, a equipe foi recebida no gabinete do senador Cid Gomes (PSB-CE), no Senado Federal, pelo chefe de gabinete Gláucio Ribeiro, que expressou grande interesse no material sobre a primeira infância sem racismo, sugerindo a inclusão da proposta nas audiências públicas da Subcomissão de Educação, da qual o senador Cid é presidente.

A ideia de uma audiência específica para debater o tema ganhou força durante a reunião, já que as pautas de educação são de grande interesse do senador. Segundo Gláucio, há boas chances de Cid propor um projeto de lei com base nos documentos recebidos. “Essa mudança na primeira infância é crucial. Alfabetizar no tempo certo, sem os impactos do racismo, pode evitar problemas sérios nos anos seguintes”, comentou Gláucio.

Gabinete Deputada Federal Luizianne Lins – Divulgação

No gabinete da deputada Luizianne Lins (PT-CE), a equipe foi recepcionada pelo coordenador de políticas Afonso de Sousa, que reforçou o compromisso do mandato com a criação de uma minuta de projeto de lei. Afonso destacou a importância de um diálogo estratégico com outros gabinetes para garantir o apoio necessário. “Vamos organizar a discussão e construir essa minuta em conjunto”, propôs Afonso, ressaltando a importância de um diálogo contínuo com outros gabinetes para garantir apoio amplo.

Gabinete deputada federal Juliana Cardoso (PT/SP) – Divulgação

A última visita do dia foi ao gabinete da deputada Juliana Cardoso (PT-SP), onde a equipe foi recebida pelo assessor Vanderlei Macedo, que afirmou que irá propor que a deputada Juliana solicite uma audiência sobre o tema, reiterando que as portas do gabinete estão abertas para contribuir com a causa.

A mobilização continua
A mobilização que iniciou no dia 9 e vai até o dia 11 de setembro, marca um importante passo na busca por apoio legislativo para a implementação de políticas públicas antirracistas para a primeira infância, com o objetivo de garantir que o tema ganhe força tanto na Câmara quanto no Senado.

O Grupo Articulador de Enfrentamento ao Racismo desde a Primeira Infância segue firme em seu compromisso de transformar o debate sobre a primeira infância no Brasil, visando um futuro mais justo e inclusivo para todas as crianças, especialmente as crianças negras, indígenas, quilombolas e de terreiros.

Leia a Carta aberta as Candidaturas Municipais

Leia Também
Grupo Articulador Enfrentamento ao Racismo desde a Primeira Infância realiza nova rodada de diálogos em Brasília

-+=
Sair da versão mobile