Gypsy braids: conheça o estilo de trança que promete dominar 2023

As tranças longas com pontas soltas texturizadas que era febre entre as cacheadas nos anos 1990 e 2000 está de volta. Veja as dicas da trancista Danielle Gomes para apostar nelas

FONTEPor Sara Magalhães, da Revista Vogue
Zoë Kravitz (Foto: Getty Images)

Depois de viverem seu ápice nos anos 1990 e início dos anos 2000, fazendo – literalmente – a cabeça de várias celebridades crespas e cacheadas na época, de Beyoncé a Brandy Norwood, as gypsy braids (também conhecidas como boho braids), que apresentam mechas e pontas soltas texturizadas, voltam à cena em 2023.

Depois de viverem seu ápice nos anos 1990 e início dos anos 2000, fazendo – literalmente – a cabeça de várias celebridades crespas e cacheadas na época, de Beyoncé a Brandy Norwood, as gypsy braids (também conhecidas como boho braids), que apresentam mechas e pontas soltas texturizadas, voltam à cena em 2023.

Abaixo, a trancista Danielle Gomes (@eu_daniellegomes) responde as principais dúvidas sobre as tranças gypsy e explica como cuidar delas e mantê-las por mais tempo.

Solange Knowles com gypsy braids (Foto: Reprodução/ Instagram)

O que são as gypsy braids?

As gypsy braids são tranças de cabelo finas que iniciam na raiz e terminam com as pontas soltas texurizadas. O estilo costuma apresentar comprimento longo, no entanto, ela também pode ser feita em versões mais curtas. “Essa trança é um penteado protetivo superversátil e pode ser criada com cabelo humano ou sintético. Ela permite ainda diversos penteados – podendo ser usada em looks presos ou soltos. O tempo para produzi-la leva, em média, seis horas, e sua durabilidade varia de acordo com os cuidados tomados durante a manutenção”, resume a trancista.

Danielle explica que, no passado, o estilo era executado principalmente com cabelo sintético, pois se tratava do material amplamente disponível. “Agora, porém, esse cenário vem mudando e as trancistas e as clientes preferem usar cabelo humano, que pode ser mais versátil e garante um resultando mais natural.”

Taís Araújo com gypsy braids (Foto: Reprodução /Instagram)

Como cuidar das gypsy braids?

Lave com cuidado

Não lave suas tranças excessivamente, o ideal é uma vez por semana para evitar o surgimento de frizz na raiz e o ressecamento do cabelo que fica exposto nas tranças (no caso do cabelo sintético). Dê preferência para shampoos neutros e sempre dilua em água antes de aplicar no couro cabeludo. Esfregue suavemente com as pontas dos dedos e enxágue bem, retirando toda espuma. Repita por duas vezes. Em seguida, enrole as tranças e deixe toda água escorrer. Ao final, seque a raiz com o auxílio de uma secador de cabelos na temperatura média.

“Outra dica para ficar de olho é, antes de depositar o shampoo no couro cabeludo, aplique um condicionador ou máscara nos cachos que ficam nas pontas, pois assim você acaba criando uma proteção para quando escorrer o shampoo, evitando o ressecamento”, explica.

Proteja os fios na hora de dormir

A forma como você cuida das tranças durante o sono pode influenciar na sua durabilidade. “É muito importante fazer um coquinho frouxo (para não esticar muito os cachos) antes de dormir e utilizar uma touca de meia ou cetim para evitar o atrito das fibras e o embaraçar nas tranças”, diz Danielle.

Penteie corretamente

A trancista recomenda evitar pentear as tranças e os cabelos texturizados nas pontas, mas, caso for necessário, você pode aplicar um reparador de pontas ou até mesmo um creme de pentear diluído em água, e desembaraçar com os dedos sem alterar a textura dos fios.

Faça a manutenção dentro do prazo

O tempo de manutenção indicado é a cada dois meses e a profissional reforça a importância de não ultrapassar esse prazo, pois as fibras sintéticas ficarão desgastadas com o tempo e a raiz começará a crescer. A parte trançada ficará mais distante do couro cabeludo e a profissional explica que, quando a raiz começa a afrouxar, a região pode se tornar um aparador de resíduos, o que pode danificar o couro cabeludo.

-+=
Sair da versão mobile