Harry Potter: Em peça de teatro, Hermione será negra e adulta

Enviado por / FonteDo Jornal do Brasil

O universo do bruxo Harry Potter voltou a ser assunto neste fim de semana com a divulgação dos nomes dos atores que interpretarão o trio mais famoso da saga na peça “Harry Potter and The Cursed Child” (“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”), em Londres. A obra trata dos três personagens 19 anos depois do último livro da série, já adultos.

O motivo foi que o papel da inteligente Hermione Granger, que era da atriz britânica Emma Watson nos oito filmes da franquia, agora será de Norma Dumezweni, atriz negra nascida na Suazilândia, no sul da África.

A decisão gerou opiniões controversas. Milhares de fãs aprovaram e louvaram a ideia dizendo que se trata de um passo à frente na luta contra o racismo e a favor da representatividade de mulheres negras em papeis fortes e de grande importância.

Já outros afirmaram que a imagem bruxinha já ficou consolidada por Watson e que no livro “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, a passagem “sua cara branca aparecia atrás de uma árvore” se referia à personagem, que então deveria ser branca.

No entanto, na manhã desta segunda-feira, dia 21, a própria escritora da série, J. K. Rowling, escreveu sobre o assunto na sua conta no Twitter e deu seu parecer. “Olhos castanhos, cabelo crespo e muito esperta. Pele branca nunca foi especificada. Rowling ama Hermione negra”, explicou a britânica.

Além de Dumezweni, o elenco da peça, que deve estrear em Londres em junho do ano que vem, ainda conta com Jamie Parker como Harry Potter e Paul Thornley como Rony Weasley.

+ sobre o tema

Como Dona Ivone Lara se afirmou, “pisando devagarinho”, no mundo masculino do samba

Se até hoje contam-se nos dedos as mulheres que...

Por que Dilma perdoou dívidas africanas – por Mauro Santayana

A África é estrategicamente importante para o Brasil. ...

Shonda Rhimes, criadora de ‘Grey’s Anatomy’, diz que Emmy é vergonhoso

A roteirista e produtora americana Shonda Rhimes, criadora das séries...

para lembrar

O sacrifício de animais nas religiões afro-gaúchas

O projeto de lei da deputada estadual Regina Becker...

Romero Rodriguez

Romero Rodriguez é director general de Mundo Afro, organización...

Os Limites da Inclusão Social – Por Yuri Brito*

Já é de conhecimento do mundo mineral que, nos...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=