Harvard nomeia primeira mulher negra para ocupar presidência

Claudine Gay sucederá Lawrence Bacow no cargo

FONTECNN, por Ross Kerber e Dan Whitcomb da Reuters
Claudine Gay, nova presidente da Universidade de Harvard. Foto: REUTERS/Brian Snyder

Universidade de Harvard nomeou, nesta quinta-feira (15), Claudine Gay, reitora da faculdade de Artes e Ciências, como sua 30ª presidente, tornando-a a primeira pessoa negra e a segunda mulher a ocupar o cargo.

Claudine, que ingressou em Harvard como professora de Governo em 2006, sucederá Lawrence Bacow como presidente da prestigiada universidade. Ela assumirá o cargo em julho de 2023.

“Claudine é uma líder notável, profundamente dedicada a sustentar e aprimorar a excelência acadêmica de Harvard”, disse Penny Pritzker, secretária do Departamento de Comércio dos EUA no governo do presidente Barack Obama e presidente do comitê de busca, em comunicado por escrito.

Ela assumirá o cargo em Cambridge, no Massachusetts, em um momento de declínio de matrículas em muitas faculdades e universidades dos EUA, uma vez que os candidatos avaliam cada vez mais os benefícios do ensino superior em relação ao custo das altas mensalidades.

De acordo com o site de Harvard, o valor para estudantes em período integral é de US$ 54.768 (R$ 290 mil) por ano.

“Com a força desta instituição extraordinária atrás de nós, entramos em um momento de possibilidade, que exige uma colaboração mais profunda em toda a Universidade, em todas as nossas escolas notáveis”, declarou Claudine em um comunicado por escrito.

“Há uma urgência para que Harvard se envolva com o mundo e traga um pensamento ousado, corajoso e pioneiro para nossos maiores desafios”, continuou.

Harvard, com um total de doações para o ano fiscal de 2022 de 50,9 bilhões dólares, composto por 14.000 fundos diferentes, foi fundada em 1636 e é a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos.

-+=
Sair da versão mobile