Homenagem ás quituteiras da feira das Yabás

As quituteiras de Oswaldo Cruz, Zona Norte, montam todo segundo domingo de cada mês a Feira das Yabás, mantendo uma tradição de mais de cem anos. Elas vendem vários pratos para acompanhar as tradicionais rodas de samba. As yabás, nome que designa orixá feminino e refere-se a Yemanjá e Oxum, foram homenageadas ontem (5), pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do município do Rio com o prêmio Nise da Silveira

Por Isabela Vieira Do Brasil247

Quituteiras são homenageadas em prêmio especial dedicado a mulheres cariocas

Mantendo uma tradição que já dura mais de 100 anos, as quituteiras de Oswaldo Cruz, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, montam a Feira das Yabás todo segundo domingo de cada mês. Elas vendem uma variedade de pratos para acompanhar as tradicionais rodas de samba e alimentar cariocas e turistas de todos os lugares. No ano em que a cidade do Rio de Janeiro faz aniversário de 450 anos, as yabás – nome que designa orixá feminino e refere-se a Yemanjá e Oxum – serão homenageadas hoje (5) em prêmio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do município do Rio.

A secretária da pasta, Ana Maria Santos Rocha, explica que as yabás têm sua origem relacionada ao desenvolvimento da cidade do Rio e merecem ser reconhecidas. “Na época ainda do Império, as quituteiras negras vendiam seus produtos no Paço Imperial. Teve até um momento em que o Parlamento, que funciona ali, tentou tirá-las de lá, mas elas fizeram um movimento e foram mantidas ali. De lá para cá, a tradição evoluiu e as yabás hoje representam a continuidade dessa história”, explicou.

O prêmio da secretaria, batizado de Nise da Silveira em homenagem à psiquiatra que foi referência na luta antimanicomial, também destaca o trabalho da juíza Adriana Ramos, que criou novos procedimentos para proteger mulheres vítimas de violência.

“Mulheres que registram ocorrência na delegacia têm na Justiça prioridade no atendimento. Em tese, pela Lei Maria da Penha, seriam quatro dias para aguardar a decisão, mas o projeto visa a diminuir esse prazo para poucas horas, para que aquela mulher com integridade física em risco seja atendida mais rápido”, disse Adriana.

Também serão agraciadas com o prêmio a técnica de enfermagem Ana Lucia Correa, a presidenta da Associação de Mulheres Empreendedora do Brasil (Amebras), Célia Domingues, a escritora que defende o reconhecimento a mulheres indígenas, Eliane Potiguara, e a cientista da Fundação Oswaldo Cruz Nísia Verônica Trindade Lima, entre outras. A escritora Rose Marie Muraro receberá homenagem póstuma.

“As mulheres cariocas, ao longo dos 450 anos [de existência da cidade] contribuíram para a construção do Rio, do ponto de vista político, cultural e social e vamos homenagear oito delas”, destacou a secretária de Políticas para as Mulheres, Ana Maria Santos Rocha.

A agenda oficial, no Rio, de comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo (8), contará ainda com a exibição de clipes e do filme Minha Mãe é uma Peça no Parque Madureira, às 19h.

No mesmo dia, ativistas preparam uma caminhada de protesto partindo do Posto 4, na Praia de Copacabana, às 14h, pelo abuso sexual que uma estudante de 16 anos sofreu no ônibus, indo para a escola, na zona sul. O caso gerou polêmica por causa do frequente assédio que estudantes normalistas, que usam uniforme tradicional, composto por saia e meias brancas, sofrem cotidianamente.

+ sobre o tema

A cor do pecado: no século xix, a sensualidade da mulher negra

______________________   Resumo Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

A Mulher Negra Guerreira está morta…

Há poucas horas, enquanto lutava com a realidade de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

“Kbela”, filme sobre a relação da mulher negra com o cabelo crespo, foi eleito melhor do MOV

O curta-metragem carioca Kbela, da diretora Yasmin Thayná (PUC-Rio),...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=